18 de fevereiro de 2010

Dilma 'consagraria Estado na economia', diz 'El País'

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff

Para Dilma, Estado é peça central no desenvolvimento econômico

Uma reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal espanhol El País avalia que o projeto político que a pré-candidata e ministra Dilma Rousseff, que será apresentado em um encontro nacional do PT nesta semana, "consagra uma maior e mais decisiva presença do Estado na economia brasileira".

A nota é assinada pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Juan Arias, que também escreve uma análise para a página da publicação na internet. Nela, o jornalista avalia que a ministra está "mais à esquerda" e é "mais estatizante" que Lula.

"Para Rousseff, o grande desafio, se ganhar as eleições será 'superar o peso de 25 anos de estancamento da economia e das políticas econômicas'. Nesses 25 anos coloca também os oito do governo Lula, embora seja rápida para notar que ‘com Lula aprendemos o caminho", escreve o analista, em sua nota na internet.

A atual ocupante da pasta da Casa Civil será proclamada como candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o 4º Encontro Nacional do partido, entre os dias 18 e 20 próximos.

"Para Rousseff, ex-guerrilheira, mais à esquerda de Lula, o Brasil necessita de um Estado mais forte na economia, não apenas para atrair investimentos, mas para realizar obras", analisa Juan Arias.

Entre os objetivos que requereriam uma maior intervenção estatal estaria a universalização do acesso a serviços básicos (27% da população ainda necessita de saneamento, segundo a matéria), a melhora da segurança pública e o aumento da oferta de moradias.

Celso Amorim

O artigo no jornal impresso acompanha uma entrevista de página inteira com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Nela, o ministro diz que "seria um erro pensar que são os Estados Unidos quem estão resolvendo a crise no Haiti".

Amorim lembra que o Brasil elevou de 2,2 mil para 2,6 mil o efetivo de militares realizando tarefas humanitárias e de paz na nação caribenha, e conta que o país está, junto com o Chile, estudando um projeto para reconstruir a sede do Palácio Presidencial, que veio abaixo no terremoto de janeiro.

Amorim também relata o impasse desde a eleição de Porfírio Lobo para a presidência de Honduras, que desagradou o governo brasileiro.

Questionado se o Brasil reconhece o novo governo – o país queria a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya –, o ministro respondeu: "O processo de reconciliação não está encerrado e uma boa medida seria a de permitir que Zelaya possa voltar a participar da vida política em seu país."


Aspirina reduz risco de morte em vítimas de câncer de mama, diz estudo

Aspirina

Aspirina seria benéfica porque previne inflamação das células do corpo

Um estudo americano sugere que a aspirina pode reduzir pela metade as chances de uma mulher que completou o tratamento contra o câncer de mama voltar a desenvolver a doença ou de o mal se espalhar por outras partes do corpo.

Durante 26 anos, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard monitorou a saúde de 4.164 enfermeiras que haviam sido diagnosticadas com câncer de mama e tomavam aspirina regularmente e comparou seus quadros clínicos com o de outras pacientes que não usavam o medicamento.

Segundo a pesquisa, comparadas às mulheres que não tomavam o medicamento, as que tomaram aspirina de duas a cinco vezes por semana reduziram em 60% as chances de metástase e em 71% o índice de fatalidades devido ao retorno da doença. Já as que tomavam semanalmente seis ou sete comprimidos reduziram em 43% a probabilidade de o câncer se espalhar e em 64% de morrer.

"Até onde sabemos, esse é o primeiro estudo que reporta um aumento na taxa de sobrevivência das mulheres com câncer de mama que tomam aspirina", escreveu Michelle Holmes, da escola de medicina de Harvard, em um artigo publicado no Journal of Clinical Oncology.

O estudo, porém, não foi capaz de especificar porque a aspirina tem esse feito sobre as pacientes. Os médicos suspeitam que pode ser devido a habilidade do medicamento de reduzir a inflamação das células do corpo, mas ressaltam que mais estudos são necessários.

Holmes ressaltou que nenhuma paciente deveria substituir o tratamento normal contra a doença pelo uso de aspirina.

Os especialistas ressaltam também que não é recomendável ainda que portadoras da doença passem a tomar aspirina regularmente, porque a droga tem efeitos colaterais, como o estímulo de sangramentos.

Holmes explica que mais de 2 milhões de americanas portadoras da doença já tomam a aspirina regularmente para prevenir ataque cardíaco.

"Se uma mulher que teve câncer de mama já está tomando aspirina, ela pode se confortar sabendo que talvez ela está ajudando a prevenir a recorrência de sua doença", completou Holmes.

Grã-Bretanha questiona Israel sobre assassinato em Dubai

O governo britânico convidou o embaixador de Israel em Londres para discutir nesta quinta-feira o uso de passaportes britânicos supostamente falsos ou fraudulentos pelos acusados de assassinar um comandante do grupo palestino Hamas durante uma visita a um hotel em Dubai, no mês passado.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brwon, ordenou a abertura de um inquérito sobre os passaportes usados por seis dos supostos assassinos identificados pela polícia de Dubai, que traziam os nomes de cidadãos israelenses de origem britânica, mas cujas fotos não eram deles.

A polícia de Dubai afirmou que 11 agentes com passaportes europeus teriam participado do assassinato do líder palestino Mahmoud al-Mabhouh no dia 20 de janeiro.

Além dos seis passaportes britânicos, foram usados também um passaporte alemão, um francês e três irlandeses. O nome no passaporte alemão também foi identificado como o de uma pessoa real que vive em Israel.

O governo de Israel, porém, negou que houvesse evidências da participação de seu serviço secreto no assassinato do comandante do Hamas.

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, não chegou a negar formalmente que Israel tivesse participação no crime, seguindo a política de ambiguidade do governo israelense em relação a questões de segurança.

"Não há razão para pensar que foi o Mossad (serviço secreto israelense), e não algum outro serviço de inteligência ou algum outro país que esteja por trás do episódio", afirmou Lieberman.

Investigação preliminar

Uma investigação preliminar feita pela agência da Grã-Bretanha para o combate ao crime organizado confirmou que as fotografias e as assinaturas dos passaportes britânicos usados pelos supostos assassinos não correspondiam às dos passaportes originais nos nomes utilizados.

Os seis britânicos-israelenses cujos nomes constavam dos passaportes apontados pela polícia de Dubai como sendo os dos assassinos de Al-Mabhouh negam qualquer envolvimento no crime.

Um deles, Stephen Daniel Hodes, de 37 anos, afirmou não ter saído de Israel nos últimos dois anos e se disse “chocado” com o caso.

“Não sei quem está por trás disso. Estou com medo, essas são forças poderosas”, disse ele a uma TV israelense.

Outro envolvido, o consultor de informática Melvyn Mildiner, de 31 anos, disse ao diário The Jerusalem Post: “Fui dormir com pneumonia e acordei assassino”.

Paul John Keeley, cidadão britânico que se mudou para Israel há 15 anos e mora no kibutz (comunidade agrícola) Nahsholim, afirmou que vem se sentindo "como um zumbi" desde que descobriu seu nome na lista de suspeitos.

“Como uma coisa dessas pode acontecer? Sou um simples mecânico, o que querem de mim? As pessoas riem, mas eu não estou achando essa história engraçada”, disse à imprensa local.

As autoridades da República da Irlanda confirmaram que os números dos passaportes do país utilizados eram legítimos, mas afirmaram que eles não correspondiam aos nomes nos passaportes apresentados pela polícia de Dubai.

As autoridades francesas e alemãs também levantaram suspeitas sobre as identidades dos suspeitos com passaportes de seus países.

Circuito interno

O líder do Hamas foi morto em um quarto de hotel em Dubai.

A polícia de Dubai divulgou imagens do circuito interno de TV do hotel que mostram os suspeitos disfarçados de turistas, usando perucas e barbas falsas.

Segundo as autoridades locais, o trabalho "foi executado por um time profissional, altamente habilitado para esse tipo de operação".

De acordo com alguns relatos, Al-Mabhouh estaria em Dubai para comprar armamentos para o Hamas.

Segundo a polícia, dois suspeitos palestinos que teriam fugido para a Jordânia também estariam sendo questionados sobre o assassinato.

DOMÉSTICA LEVA BORDOADA NO MEIO DA RUA

Aconteceu com a empregada doméstica Luciane Gomes de Queiróz, 26 anos, ela foi lesionada por todo o corpo, após ser agredida a garrafadas por várias garotas, no bairro Pacoval, em uma loja de conveniência, na madrugada de hoje, quinta-feira.


11 PESOAS PERDERAM A VIDA NO PERÍODO CARNAVALESCO DE 2010.

Uma das vítimas foi assaltante Marlon Borges de Souza, de 20 anos , ele foi morto na madrugada de sábado em uma troca de tiros com a ROTAM,

A segunda morte que aconteceu em Macapá foi de Juracy da Silva Negreiros Júnior, de 22 anos. Ele veio a óbito na madrugada de domingo no PSM vítima de um tiro de revólver, o fato aconteceu no dia 10 de janeiro, próximo à Praça Beira Rio.
Na madrugada de terça-feira morreu também no Pronto Socorro, Gabriel da Silva Martins, 33 anos. Ele foi esfaqueado no umbigo na noite de segunda-feira, pela sua esposa Katiane da Silva, 28 anos, que se apresentou à polícia.
Na segunda-feira, veio a óbito às 10h no PSM, Paulo Tadeu Conceição da Costa, de 20 anos de idade, ele levou uma facada na garganta, na tarde de domingo, no bairro Remédios II, em Santana. O crime foi praticado por um elemento de prenome Jackson, o vulgo "Nike", que já está atrás das grades. No município de Santana na terça-feira, quem morreu foi Adriano Gomes, 30 anos, ele foi assassinado com duas facadas no peito durante uma bebedeira, pelo elemento conhecido por Adonízio, o vulgo “Preto”, que fugiu do local do crime. Na manhã de terça-feira, no Pronto Socorro de Macapá, o adolescente Wilian Oliveira, de 15 anos acabou vindo a óbito, ele foi atingido com oito facadas por dois adolescentes que ainda não foram capturados. Já na madrugada de ontem, Tiago Medeno dos Santos, de 26 anos, veio a óbito no PSM, ele foi atingido com um tiro no dia 10 de janeiro em Mazagão Velho, quando reagiu à prisão. No município de Oiapoque, a vigilante Maria Solange Maciel, 42 anos, matou com um tiro no peito o seu ex-marido Roberto Silva Santos, de 43 anos. O motoqueiro Augusto Cézar do Nascimento Freitas, de 21 anos, veio a óbito na madrugada de terça-feira, ele conduzia uma moto de placa NEV-6636, pela rua Claudomiro de Moraes, no fim do Congós, quando acabou caindo em uma curva fechada e bateu no muro de uma residência e morreu na hora. E finalmente a última morte do carnaval aconteceu em Laranjal do Jarí, durante o Carnafolia. A vítima foi Izaias Ferreira dos Santos, 27 anos, que foi morto por Magno Barbosa Assunção, que já está preso.