4 de março de 2010

SUSPEITO DE MATAR APOSENTADA SE APRESENTA A POLÍCIA

O mistério sobre o assassinato da enfermeira aposentada, Joaquina Luíza Canuto, 72, que foi encontrada morte no interior da sua casa na tarde do dia 21 de fevereiro deste ano, ao que parece, chegou ao fim. Na noite desta terça-feira, 2, o principal suspeito do crime se apresentou ao delegado Roberto Prata que é o titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (Decipe).
Segundo o delegado, em seu depoimento o suspeito confessou o crime, mas narrou uma versão fictícia para o crime. Posteriormente ele disse que os motivos para o crime teriam sido outros. Apesar das informações desencontradas, ele confessou ser o autor. Roberto Prata contou que Ashley, além de confessar a morte da enfermeira ainda levou seus agentes até ao local onde ele jogou o controle remoto do portão da casa da mulher que ele havia levado após o crime.
O elemento teria conhecido a vítima no final do ano passado quando ele teria ido até o imóvel na companhia de um eletricista realizar um trabalho. Na condição de ajudante de eletricista ele acabou ga-nhando a confiança da vítima. Segundo a polícia ele esteve visitando o imóvel por outras vezes com o pretexto de executar outros serviços. Por volta de 16h30, conforme ele próprio relatou, Joaquina foi assassinada a golpes de faca. O suspeito não soube precisar quantos golpes aplicou na vítima. Em seguida ele trancou a casa e já do lado de fora acionou o controle fechando o portão.
A polícia busca esclarecer o motivo real do crime. O homem teria declarado que a enfermeira aposentada estaria supostamente o assediando, motivo pelo qual teria a matado. Mas essa narração não convenceu os policiais. O crime tem características de latrocínio (roubo seguido de morte), mas isso só será esclarecido após a conclusão das investigações. Ashley, após o depoimento, e mesmo diante da confissão, foi liberado pela autoridade policial em face de ter se apresentado após o período flagrancial. O delegado presidente do inquérito deverá representar pelo pedido de prisão preventiva do elemento. Le-vantamento feito na ficha criminal do suspeito mostra que ele estava cumprindo prisão em regime domiciliar comum e que ele já havia sido indiciado pelo Art 157 do Código Penal Brasileiro (roubo).

Fonte Diário do Amapá

AMAPÁ TEM OS PIORES MOTORISTAS DO BRASIL

CIODES divulga número de acidentes de trânsitos registrados nos dois primeiros meses de 2010. O quantitativo é assustador. Delegado Ericláudio Alencar, um dos poucos homens que se preocupam com o trânsito, disse que isso é apenas o prenúncio de um ano que pode ser catastrófico em termos de violência no trânsito em Macapá. Segundo ele, a embriaguês ao volante é o fator que mais gera flagrantes nas delegacias da capital, Ultrapassando até mesmo o furto e o roubo. De acordo com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social CIODES, de 1º de janeiro a 2 de março deste ano, foram contabilizados exatos 910 acidentes, entre colisões, abalroamentos e atropelamentos. Desse total, 282 ocorrências envolveram dois ou mais carros, resultando em danos materiais, e 160 envolveram carro e moto, resultando em vítimas parciais (escoriações e fraturas). No ano passado, no mesmo período, a quantidade de acidentes chegou a 837 somente na capital.


PARAENSE ATEIA FOGO E MATA NAMORADO NA GUIANA

Uma brasileira de 47 anos foi detida na última segunda-feira, dia 1º, por suspeita de ter jogado gasolina e ateado fogo no namorado, em um garimpo clandestino na Guiana. A vítima ainda foi socorrida, mas morreu em um hospital. Segundo informou da polícia nesta terça-feira, a mulher, que é de Belém, foi detida na região de Mana, naquele país.
Um desentendimento amoroso do casal teria motivado o crime, que ocorreu na última sexta-feira, dia 26. As autoridades locais não informaram, porém, se a vítima também era brasileira. O homem chegou a ser levado a um posto médico localizado na região do rio Mana, e foi transferido ao centro hospitalar de Saint-Laurent de Maroni (na fronteira com o Suriname), mas morreu na manhã de domingo (28).


DISCUSSÃO ENTRE CASAL TERMINA EM FACADA

Aconteceu por volta de 07h00 da manhã de hoje, quinta-feira, quando o casal de namorados Valéria da Silva Picanço, 24 anos e seu namorado, Felipe de Lima, de 27 anos, travaram uma discussão que acabou em tragédia. Felipe que estava de posse de uma peixeira, aplicou 04 facadas em Valéria que foi levada em estado grave para o PSM. O crime aconteceu em via pública próximo a sede Sergio Arruda na zona norte da capital.


FEDERAL PARAENSE APREENDE MUAMBA CHINESA QUE PASSOU PELO AMAPÁ

A Polícia Federal paraense prendeu na madrugada de ontem, uma carga de material contrabandeado que havia chegado a Belém, após atravessar, com a utilização de um barco, a costa do Estado do Amapá, via Suriname. A carga foi encontrada em um porto localizado na avenida Bernardo Sayão, mais propriamente no escritório de uma empresa denominada “Madeireira Brasil”, oportunidade em que o proprietário do imóvel fora conduzido para a sede da Polícia Federal em estado de flagrância.
Segundo o empresário detido, dois homens chegaram à sua empresa no último domingo, dia 28, solicitando autorização para utilizarem o porto para o descarregamento de um material que logo depois foi colocado em um caminhão e tomou rumo ignorado. Contudo, os agentes federais, ao chegarem ao local, encontraram parte da carga no escritório da empresa, levando os policiais a ligarem a ação criminosa ao dono da empresa, concluindo que parte da carga encontrada serviu de pagamento pelo empréstimo do porto. A PF segue investigando o paradeiro do caminhão que saiu do local instantes antes da chegada da Federal, levando a maior parte da carga contrabandeada.


VÍTIMA DE DESCARGA ELÉTRICA NO CARNAVAL, MORRE NO PSM

Internado no Hospital de Emergências de Macapá (HE) desde à tarde do dia 16 de fevereiro vítima de uma descarga elétrica, Raul Soares da Costa, 34, acabou não resistindo e morreu naquela casa de saúde na tarde desta terça-feira, dia 1º. Raul que trabalhava como apoio da Escola de Samba Império do Povo de Santana, estava empurrando um dos carros da escola na terça-feira gorda de carnaval pela avenida Ivaldo Veras quando umas das partes de ferro da estrutura tocou a rede de alta tensão.
Além dele, outros dois homens também receberam a descarga. Porém, apenas Raul Soares ficou seguro a barra de ferro. Segundo médicos a corrente elétrica afetou a vítima internamente. Ele não sofreu queimaduras pelo corpo, como geralmente ocorre nesses casos. A vítima teve hemorragia interna e o quadro clínico se agravou com o passar dos dias.


PRESIDIÁRIO PODE TER MORRIDO VÍTIMA DE DENGUE NO IAPEN

A morte do detento Wildson Maria de Souza que morreu na madrugada desta segunda-feira, 1, na enfermaria do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) deixou em alerta as autoridades. O homem que estava recluso na cela 8ª do Pavilhão provisório daquela casa penal teria passado mal no início da madrugada. Ele foi socorrido e levado ao Hospital de Emergências onde recebeu atendimento médico. Depois ele foi liberado pelos médicos e retornou ao presídio onde ficou internado na enfermaria.
Por volta de 5h30 da manhã ele teve um novo ataque, vindo a morrer em seguida. O corpo foi removido para o Departamento Médico Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec), onde foi submetido à necropsia. O laudo pericial apontou morte por causa desconhecida. Nesse caso outros exames serão rea-lizados nas amostras de sangue co-lhidos da vítima. Inicialmente surgiu a informação de que Wildson teria sido vítima de agressão física praticado por outros presos de sua cela.