26 de agosto de 2008

Jovem que assassinou padre vai a julgamento


9 de setembro Kássio de Figueiredo, de 19 anos, responde pela morte de Wolfgang Hermann.

Acusado de matar a facadas o padre Wolfgang Johannes Hermann, 35 anos, em abril do ano passado, Kássio Andrade Jesus de Figueiredo, 19 anos, vai a julgamento no dia 9 de setembro. Ele foi denunciado pelo promotor de Justiça Miguel Baía por homicídio triplamente qualificado, motivado por vingança e sem chance de defesa, cuja pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.
A acusação está baseada no laudo do Instituto Médico Legal, que atesta a morte do padre com facadas no pescoço, após o acusado ter aplicado um golpe conhecido como 'gravata'. O crime, sustenta a Promotoria, provocou 'intenso sofrimento na vítima antes da morte, de forma cruel e incidiosa, e o laudo é a principal prova, já que não há testemunha ocular'.
Wolfgang Johannes Hermann foi morto dentro de seu apartamento, no edifício Marahú, na rua Bernal do Couto, entre a travessa 14 de Março e a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro do Umarizal. A acusação deve levar ao Tribunal do Júri cinco testemunhas, entre policiais militares que apuraram o crime e moradores do prédio onde o padre residia.
VERSÃO
Ao se entregar à Polícia, Kássio contou que estava em um shopping da cidade quando conheceu o padre Wolfgang, que o convidou para almoçar juntos. Ao término da refeição, o padre tentou assediá-lo, e ele não concordou. A vítima teria trancado a porta do apartamento e pegou uma faca, passando a ameaçá-lo de morte.
Kássio e Wolfgang teriam lutado e o padre o ferido seu convidado com golpes de faca. Segundo o acusado, em função dos ferimentos, o piso do apartamento ficou escorregadio, fazendo com que o padre escorregasse e fosse ao chão. Na queda, o sacerdote teria soltado a faca que portava. Kássio contou que se aproveitou do incidente, se apoderou da faca e desferiu um único golpe no pescoço da vítima, revidando ao ataque. Ele disse ainda aos policiais que é garoto de programa. No processo, constam as fitas das câmeras de segurança do shopping onde os dois teriam se encontrado.
O padre Wolfgang Hermann integrava a Prelazia do Xingu, fazia parte de um grupo intitulado de 'Nossa Senhora' e ministrava aulas no Seminário São Gaspar, no bairro da Cidade Velha.