22 de junho de 2009

PASSAGEIRO DE MOTO É MORTO A BALA NO BURITIZAL
Foi por volta de 05h30 da madrugada de sábado que o Wexclei Macedo Sampaio de 27 anos que residia no Congos foi assassinado com um tiro de revolver nas costas quando era conduzido por um motoqueiro pela Avenida Diógenes Silva em frente a TV Amapá no bairro Buritizal, dois elemenrtos em uma moto se aproximaram da motocicleta que estava o jovem e um deles efetuou o disparo acertando a costa de Wexclei que morreu no local onde caiu, até agora a policia não sabe o paradeiro do assassino. O motoqueiro que conduzia a vítima não foi identificado porque teve que fugir para não ser morto pelos bandidos.


BRIGA DE NAMORADOS TERMINA EM TRAGÉDIA
Um casal de namorados que mantinham até então um bom relacionamento, terminaram o namoro em tragédia na tarde do último sábado dia 20 na baixada do Ambrosio no município de Santana, Marcio Mendes da Silva de 21 anos travou discussão com a namorada menor de 14 anos das iniciais A. C. S. a adolescente partiu para agressão contra Marcio e como estava levando a pior ela correu na casa dele se armou com uma faca de cortar pão e cravou no pescoço do jovem que caiu agonizando na beira da rua onde morava e morreu na hora, a policia foi acionada e conseguiu prender a adolescente minutos depois do crime, após ser ouvida na central de flagrantes de Santana a garota foi trazida para Macapá onde encontra-se detida no Centro de Internação Provisório CIP aguardando decisão da justiça.

DUAS PESSOAS COMETEM SUICÍDIOS SEMELHANTES NA CAPITAL
O primeiro caso aconteceu com Nazaré Ferreira dos Santos de 66 anos, que foi encontrado morto por volta de 15h00 da última sexta-feira dia 19, no bairro do Muca. Segundo informações de populares, o aposentado vinha sofrendo bastante com a separação de sua esposa que não teve o nome revelado, a mulher teria viajado para o interior do estado a mais ou menos um mês o que não foi aceito por Nazaré Ferreira.
Já por volta de 00h00 de sábado a adolescente Luane da Silva Freitas de 17 anos que residia na Passarela Francisco Torquato de Araújo, no Congos, foi encontrada se debatendo pendurada em uma corda em um dos cômodos de sua casa. A menor ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu e veio a óbito a caminho do hospital, uma amiga da jovem disse que ela tinha acabado de romper um relacionamento amoroso o que leva a crer que isso poderá ter sido o principal teor de sua morte, com ela sobe para 22 o número exato de suicídios em todo o estado.
O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines. O significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (ação de matar). Esta conotação especifica a morte intencional ou auto-infligida. Num aspecto geral, o suicídio é um ato voluntário por qual um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte. Pode ser realizado através de atos (tiro, envenenamento ou enforcamento) ou por omissão (recusa em alimentar-se, por exemplo).
É considerada tentativa de suicídio qualquer ato não fatal de automutilação ou de auto-envenenamento. A intenção da morte não deve ser incluída nesta definição, pois nem sempre é manifestada. A gravidade da tentativa deve relacionar-se com a "potencialidade autodestrutiva" do método utilizado, com a probabilidade de uma intervenção de terceiros.
O suicídio é a conseqüência de uma perturbação psíquica. A tensão nervosa que envolve, e culmina nos conflitos intrapsíquicos de gravidade acentuada, transtorna a tal ponto que a morte torna-se único refúgio e a inevitável solução dos problemas. Inconscientemente, o suicida tentou depositar a culpa de sua morte nos outros indivíduos que compõem seu ambiente social, principalmente nos familiares. Neste caso o suicídio funciona como um ''castigo''. É como revidar uma agressão do ambiente que o envolve.


AUTÔNOMO É MORTO COM TIRO DE ESPINGARDA NO BAIRRO CIDADE NOVA
Ronery Cordeiro Trindade 19 anos foi assassinado com um tiro de cartucheira por volta de 18h30 de sábado na Rua Turíbio Guimarães no bairro Cidade Nova, os acusados pelo crime são dois irmãos que foram presos logo em seguida pela policia, W. P. G de 15 anos de idade o autor do disparo e Ruyvaldo Pantoja Gomes de 24 anos, os elementos foram apresentados no CISOP do Pacoval onde foram ouvidos pelo delegado de plantão. Ruivaldo Pantoja Gomes maior de idade foi encaminhado ao IAPEN enquanto que o menor W. P. G de 15 anos foi entregue na DEIAI onde aguarda decisão da justiça.

O crime teve características de execução, segundo a polícia. A vítima caminhava pela rua Turíbio Guimarães quando foi abordada pelos elementos que o alvejaram com um tiro de espingarda no peito, sem qualquer chance de defesa Ronery Cordeiro morreu no local.


JOVEM É MORTO A PAULADAS EM SANTANA
Foi por volta de 04h30 da madrugada de domingo que deu entrada no Hospital de Santana o jovem José Wilson Silva da Silva de 18 anos de idade, ele foi encontrado agonizando com várias pauladas pelo corpo na Avenida 15 de novembro no bairro Fonte Nova próximo de sua casa no município de Santana, uma das pauladas acertou a boca do jovem que arrancou quase todos os dentes de sua boca, por volta de 06h00 da manhã mesmo dia ele não resistiu e veio a óbito.
Populares informaram que dois indivíduos que estavam em uma moto foram os autores do crime que chocou a população santanense, até agora nenhum dos criminosos foram localizados.


PMS PRESOS POR ASSASSINATO
Dois policiais militares da Rotam foram presos e autuados em flagrante na manhã de ontem, por homicídio. O cabo Francisco Canindé da Paixão Ribeiro e o soldado Alberto de Araújo Fausto são acusados de terem executado a tiros o traficante Bruno Ricardo Bezerra Gomes, crime ocorrido na noite de sábado, no bairro de Canudos. Após o assassinato, os militares trocaram tiros com colegas de farda de uma guarnição do 2º Batalhão de Polícia Militar. Eles foram baleados, dominados e presos.
A versão oficial dos crimes, registrada em boletim de ocorrência na Seccional de São Brás, é que o cabo e o soldado estavam em uma mesma motocicleta, a Honda Titan 150 CG, JUW-7123, veículo usado para chegar ao local onde Bruno, um suposto traficante, foi morto, na rua Guerra Passos entre Silva Rosado e Américo Santa Rosa. Após o crime, às 19h40, eles foram interceptados pelos militares que estavam na pela viatura 2071, onde estavam o PM Valdeniro Campos Gouvêia e os cabos George Alan e Alex André. Sem saber que os pistoleiros eram policiais, uma vez que não estavam fardados, deram voz de prisão à dupla em fuga, mas foram enfrentados a tiros.
O cabo Francisco, na garupa da moto, atirou contra a viatura e os policiais revidaram. Na perseguição, ainda na Guerra Passos, a dupla da Rotam caiu da moto ao passar rápido demais em uma lombada. O cabo Francisco estava baleado na perna direita, mas nem ele sabia dizer se fora ferido antes ou depois do tiroteio com seus colegas de farda. O soldado Alberto levou um tiro no braço direito, que ele disse estar certo ter sido de autoria dos policiais que o prenderam. As armas usadas pelos dois PMs não foram apresentadas ao ser lavrado o flagrante.

ASSALTO

A versão que os policiais da Rotam deram aos policiais civis foi de que os dois reagiram a um assalto, matando o agressor. De acordo com o delegado plantonista Maury Marques, responsável pelo registro do caso, uma testemunha prestará depoimento na próxima quarta-feira, o que ajudará a esclarecer o que realmente ocorreu. Uma das suspeitas é que Francisco e Alberto tenham sido contratados por um grupo de traficantes para matar um concorrente.
A princípio, os policiais da Rotam foram enquadrados apenas pelo homicídio a Bruno Ricardo Bezerra Gomes. A troca de tiros e a resistência à prisão podem resultar em um crime militar, a ser investigado pela Corregedoria da Polícia Militar, explica o delegado. 'O enquadramento que dei agora é provisório. O caso acabou de ser registrado e ainda há questões no ar. Com o tempo, vamos esclarecendo', pondera o policial civil. Após serem autuados, Francisco e Alberto saíram da Seccional de São Brás e seriam levados para custódia da Polícia Militar. Caso o flagrante seja mantido pela Justiça, eles esperarão pelo julgamento no Presídio Coronel Anastácio das Neves, no distrito de Americano, específico para funcionários públicos.


CORPORATIVISMO

Vários integrantes da Rotam acompanharam a autuação da dupla de policiais durante toda a madrugada, até por volta das 10h30 de ontem. Quase todos se mostravam arredios à presença da imprensa e não davam informações sobre o caso. A exceção era o tenente-coronel Bittencourt, comandante direto dos acusados. Cabisbaixo e com expressão grave, ele confirmou várias das informações repassadas pelo delegado Maury Marques e explicou sobre sua presença na seccional: 'Estamos aqui por ordens superiores, para dar suporte e acompanhar, de forma que tudo ocorra da forma mais correta possível. Só não tenho mais informação para passar porque quero deixar o delegado livre para trabalhar, para não parecer que eu quero interferir em algo. Estou aqui apenas para acompanhar', disse.
PRESO HOMEM QUE COMANDAVA O TRÁFICO NO MARAJÓ
Uma guarnição do Batalhão Marajó prendeu, no início da noite da última sexta-feira (19), o traficante Gilson Roseira de Araujo, o “Nego”, de 20 anos. A equipe de policiais ao comando do sargento Neves montou campana nas imediações da residência onde o elemento estava, na vila de Maruacá, às margens da PA-154, município de Salvaterra. Na verdade, a casa é usada como moradia por sua irmã e o esposo de nome Luiz, que, segundo Nego, seria o outro membro do grupo responsável pelo incremento do comércio de drogas na localidade.

Os militares, dois deles descaracterizados com roupas civis, já vinham monitorando o ponto de comércio de drogas, o que já vem sendo feito com outros pontos da região, esperando o momento certo de fazer a abordagem e efetuar a prisão.

No momento da abordagem feita em Maruacá, o segundo elemento do grupo, Luiz, conseguiu fugir, porém, policiais militares continuavam embrenhados nas matas aos arredores de Maruacá para tentar efetuar a prisão deste segundo criminoso.

Com Nego foram encontrados dois revólveres, um calibre 32 e outro calibre 38, farta munição, um quilo de barrilha leve, usada no refino da cocaína, juntamente com 250ml de solução para bateria, uma balança plástica, dois celulares, uma máquina fotográfica, dois relógios de pulso, cerca de 500 gramas de maconha, vários documentos de outras pessoas e pouco mais de R$ 60,00.

Nego foi apresentado ao delegado Raimundo Renato da Fonseca, que o autuou em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. Nego já tem passagem pela polícia. Ele foi preso em Barcarena após ter efetuado arrombamento de um residência. Ele ficou preso por uma semana.