13 de novembro de 2009

PEDOFILIA PODE SER DENUNCIADA PELA INTERNET

A Polícia Federal (PF) disponibilizou, em sua página eletrônica (www.pf.gov.br), um formulário para denúncias de pedofilia, genocídio e outros crimes que violam os direitos humanos. Qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre sites que divulguem pornografia infantil, crimes de ódio, de genocídio, dentre outros, poderá entrar em contato, pela internet, com os órgãos responsáveis pela investigação. Segundo a PF, a inclusão da página no formulário é o método mais rápido, eficiente e anônimo de denunciar e excluir o conteúdo ilícito da internet.
A rapidez no recebimento das denúncias vai permitir, segundo a PF, acelerar os procedimentos de identificação da autoria e preservação dos indícios dos crimes, contribuindo para a redução do tempo entre a ocorrência do delito e a responsabilização criminal do suspeito. Na impossibilidade de utilização desse serviço, como nos casos que não envolvem páginas na internet, pode ser utilizado o disque 100 ou o correio eletrônico (denuncia.ddh@dpf.gov.br).
A iniciativa da PF faz parte do Projeto Anjos na Rede, fruto de uma parceria entre a PF, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e a organização não-governamental (ONG) Safernet.


LADRÃO MORRE E OUTRO É PRESO APÓS ASSALTAR PM

A audácia dos bandidos no bairro do Barreiro, em Belém, parece não ter fim. A prova disso aconteceu durante a noite de anteontem quando a policiais militares da 1ª ZPol e Rotam (Ronda Ostensiva Tática Metropolitana), deram inicio a mais uma operação que durou cerca de três horas. A operação se estendeu por várias ruas dos bairros do Marco, Sacramenta e Barreiro e só terminou com a prisão de um adolescente de 17 anos e a morte do comparsa dele.
A ação dos criminosos começou por volta das 22h00, quando quatro bandidos fortemente armados abordaram o tenente da Polícia Militar Itamar Gaudêncio, quando ele chegava em sua residência acompanhado de sua esposa e de um taxista.
Recém casado, o policial militar, que havia acabado de desembarcar em Belém vindo do Rio de Janeiro, preparava-se para abrir o portão de sua casa, na travessa Barão do Triunfo, bairro do Marco, quando três bandidos chegaram e anunciaram o assalto.
“A minha esposa estava abrindo o portão de casa quando eles chegaram anunciando o assalto, enquanto o quarto assaltante (identificado como ‘Bexiga’) esperava dentro de um carro pronto para dar fuga aos criminosos. Foi tudo muito rápido”, relata o tenente.

RECONHECIDO
Um dos bandidos chegou a reconhecer Gaudêncio como sendo policial militar e, repetidamente, ordenava ao seu comparsa para matá-lo.
Rodriguinho e o adolescente armados pediram meus pertences e disseram que iam levar o táxi. Foi quando o ‘Rodriguinho’ me reconheceu e gritou ao comparsa: mata ele, mata ele! Fingimos que íamos entrar novamente no táxi, quando aproveitei uma distração dos bandidos e consegui fugir para salvar a minha vida”, contou o tenente.
Para não ser morto pelos assaltantes, o tenente, que no momento estava desarmado, correu, mas ficou sob a mira do revólver dos bandidos que o perseguiram. O oficial da PM invadiu uma casa e pulou vários quintais.
“Eu corri muito para não ser morto. Eu estava desarmado”, sentencia o policial. Ao verem a fuga do policial militar e a quantidade de pessoas que estavam na rua naquele momento, os bandidos roubaram o carro do taxista Moisés Oliveira, de 38 anos, levando as malas do tenente que ainda não haviam sido retiradas do porta-malas do veículo.

BANDIDO RESISTE, É BALEADO E MORRE
Após o assalto, o tenente Gaudêncio pediu apoio aos policiais militares que pertencem ao 1º Batalhão da PM, comandado pelo tenente coronel S. Machado, que logo começou a colher pistas sobre os assaltantes.
A operação, que contou com o apoio da Rotam, da 5ª ZPol (da Marambaia) e 1ª ZPol (da Sacramenta), percorreu várias ruas dos bairros do Marco e da Sacramenta, incluindo a passagem Santa Rosa, no Barreiro, considerada pela polícia como rota de fuga e esconderijo de bandidos.
A confirmação de que os bandidos estavam escondidos em uma residência na passagem Cristal partiu de um telefonema anônimo. Assim, as buscas se intensificaram naquela área.
Os militares foram direto a casa denunciada, onde foram recebidos a balas pelos bandidos que ainda estavam escondidos no local, causando pânico na área. Dois acusados envolvidos no assalto conseguiram fugir, enquanto um adolescente de 17 anos e o comparsa dele, Rodrigo Silva Maciel, 19 anos, vulgo “Rodriguinho”, resolveram continuar enfrentando a PM efetuando mais disparos.
Rodriguinho”, que portava um revólver calibre 38, foi alvejado na altura da barriga e morreu horas depois. Ao ver que estava sozinho, o menor decidiu se entregar.
Para a polícia, o adolescente contou onde estavam as malas roubadas do policial, além dos objetos do taxista. Logo ao entrar na residência, os militares se depararam com os objetos roubados.
“Os objetos estavam escondidos no segundo andar e graças a Deus conseguimos recuperar tudo”, comemora o tenente Jandyr que esteve à frente da operação. O caso foi registrado na Seccional de São Brás, já que o fato ocorreu no bairro do Marco, onde a delegacia não funciona durante as madrugadas.
Os policiais agora buscam informações dos outros envolvidos no assalto. Ferido, “Rodriguinho” ainda foi socorrido na viatura da Polícia Militar e levado para o Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, da 14 de Março. Mas, ele morreu quando recebia atendimento médico.

FONTE: (Diário do Pará)


LADRÕES DE MOTOS SÃO PRESOS NO CENTRO

Dois bandidos foram flagrados na tarde de ontem tendo furtar duas motocicletas que estavam estacionadas na Avenida Presidentes Vargas no centro da capital. Os elementos foram vistos por populares que acionaram a policia, trata-se de Jucelino Liberato de Oliveira, 39 anos, e Mark Andrade Rodrigues, de 32. Segundo o CB Chucre, que comandava a guarnição que efetuou a prisão dos bandidos, Jucelino é irmão de um elemento conhecido pela alcunha "LORINHO" que está no IAPEN pelo mesmo crime. Lorinho é tido como um dos maiores ladrões de moto da capital. A polícia agora trabalha nas investigações para tentar descobrir a possível participação dos bandidos em outros furtos de motos ocorridos em Macapá.


PIPOCO DE BALA EM PLENA LUZ DO DIA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO BEIROL

Dois elementos ainda não identificados feriram duas pessoas a bala na tarde ontem na esquina da Leopoldo Machado com Avenida Timbiras no Beirol, testemunhas disseram que um motoqueiro parou no lado oposto a uma farmácia e um passageiro desceu do veículo e se dirigiu até ao local para comprar recarga de celular. Em seguida um homem identificado por Manoel Adilson Castelo atravessou a pista e sentou na garupa da moto dizendo ao motoqueiro que o levasse a algum lugar desconhecido.
no mesmo instante uma moto com dois elementos parou próximo a eles e o carona sacou uma arma e efetuou vários disparos. Manoel Adilson caiu da garupa ferido por três tiros, enquanto o motoqueiro, também alvejado, saía em alta velocidade para escapar dos criminosos. Helliton de Jesus, o piloto da moto, dirigiu-se até ao Comanda da Polícia Militar, onde pediu ajuda aos policiais. Ele foi socorrido e levado ao Hospital de Emergência.
Manoel Adilson, que recebeu três disparos, mesmo sangrando muito, conseguiu levantar e foi socorrido por um outro motoqueiro. Eles seguiram pela Avenida Timbiras e na Rua Manoel Eudóxio o motoqueiro abandonou o homem na beira da pista. A Polícia Militar chegou e levou Manoel para o hospital.
No PSM os policiais descobriram que a identidade do elemento era falsificada e que ele na verdade se chama Jackson Lobato da Silva, 31 anos. Com ele os canas encontraram um revólver calibre 38 e uma certa quantia de entorpecentes. Os responsáveis pelos disparos fugiram sem serem identificados. Ao levantar a ficha criminal do elemento no sistema os policiais descobriram que Jackson, ou "JJ do Copala" estava com mandado de prisão em aberto.
A
polícia suspeita que os disparos tenham sido efetuados em função de alguma dívida relacionada com a venda de drogas no bairro do Muca onde Jackson é visto com freqüência.