23 de fevereiro de 2010

INTEGRANTES DE GRUPO DE EXTERMÍNIO SÃO CONDENADOS A 132 ANOS DE PRISÃO

Os réus foram julgados e condenados por duplo homicídio na madrugada de 5 de abril de 2005.


O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri considerou culpada pelos crimes de homicídios praticados contra Lucivaldo dos Santos Rodrigues e Naiana Marcel Nascimento, a quadrilha chefiada pelo ex-cabo da Polícia Militar, Rilson Gibson dos Santos. Segundo denúncia ofertada pelo Ministério Público do Estado, e com base nos autos do processo, o crime ocorreu por volta das 3h30 da madrugada de 5 de agosto de 2005 no bairro Jardim Felicidade - zona norte da capital.
O cabo foi apontado como sendo o mentor e executor direto do duplo homicídio. As vítimas foram mortas com vários tiros. Em sentença, o juiz de direito João Guilherme Lages condenou Gibson Belo a 16 anos de prisão pelo assassinato de Lucivaldo. Mesma sentença aplicada pelo crime de homicídio contra Naiana. Ele ainda teve como agravante o crime de formação de quadrilha que resultou em mais um ano e três meses de condenação. Somadas as penas o ex-Cabo terá que cumprir no presídio estadual a pena total de 34 anos e três meses de reclusão. Gibson ainda teve anunciada a perda do cargo de servidor público que atuava na área militar.
Além do Cabo Gibson também foram julgados no mesmo processo os irmãos Renato e Josimauro dos Passos Correia e Wellington do Nascimento Cordeiro. De acordo com a peça processual os irmãos acompanharam o Cabo até a residência das vítimas dando cobertura para o crime. Renato - que já tinha antecedentes criminais foi sentenciado a cumprir pena de 33 anos e dois meses de reclusão. Josimauro dos Passos teve pena fixada em 29 anos e dois meses de prisão, ambos em regime inicialmente fechado.
Wellington do Nascimento que atuava como motorista do grupo - cuja interpretação da Promotoria teve atuação fundamental ao levar os criminosos até a cena do crime e dar-lhes fuga após os fatos, foi sentenciado a cumprir pena de 35 anos e seis meses de reclusão. Segundo o Juiz Guilherme Lages, no início Wellington surgiu como relator, propondo-se a colaborar com a aplicação da justiça. Mas no dia de seu julgamento se retratou, criando estória de que teria sido torturado pelo Promotor de Justiça Afonso Pereira.
"A atitude deste acusado atenta contra a administração da justiça, embora possua o direito de mentir por ser réu em processo criminal. Porém, isto não lhe dá o direito de jogar lama no bom nome das instituições públicas", afirmou Guilherme Lages. Somadas as penas de todos os envolvidos resultam em 132 anos de prisão. O ex-policial militar foi denunciado em outros crimes de homicídio que supostamente teriam sido executados com a ajuda de mais seis elementos. Gibson Belo foi denunciado pela Promotoria de Investigações cível e Criminal (PICC) de comandar um grupo de extermínio no Estado.

Em abril de 2008 o Promotor Flavio Cavalcanti (PICC) disse que Gibson vinha sendo investigado pela Promotoria desde maio do ano anterior quando ele (o ex-militar) teria comandado uma ofensiva que resultou na morte de Reney Barreira Correa. Um menor que mesmo levando dez golpes de faca conseguiu sobreviver passou a ser testemunha chave no caso

Fonte: Diário do Amapá (por Elden Carlos)

BANDIDOS INVADEM FACULDADE IMES E ACABAM NA CADEIA

Uma guarnição da Policia Militar comandada pelo subtenente Valdir, da VTR 248, conseguiu prender no inicio da madrugada de domingo, os nacionais: Vanderson Ramos dos Santos, Rafael Gomes Benjamin e Jairo Freitas da Silva, pelo fato destes terem roubado diversos objetos eletrônicos da faculdade IMES, dentre os objetos, quatro data shows, uma câmera de vídeo, um óculos de sol, dois aparelhos de celular, cento e trinta e sete reais em dinheiro, dois pen drives, duas porta cédulas, um cordão e diversas placas internas de CPU além de fontes de alimentação. Os três bandidos foram presos em flagrantes e entregues no CIOSP do Congós de onde já seguiram para o IAPEN.


ENCONTRO DE GANGUES NO CONGÓS TERMINA COM 03 ELEMENTOS PRESOS

Por volta de 23h49 deste domingo, vários elementos armados de paus, facas e terçados, se cruzaram na Rua Saúde Pimentel no Congós e partiram pra porrada, na ação maldita dos bandidos quem levou a pior foi Ordilei Rocha da Silva e Júnior Oliveira Cardoso que foram lavados ao PSM todos lesionados por pauladas. A VTR 2908 comandada pelo soldado Sarmento passou pelo local e conseguiu prender Cleber Thomaz de Oliveira e um menor das iniciais M. P. B. que foi entregue na DEIAI.


JOVEM É ESTUPRADA EM PLENA TARDE

O fato aconteceu por volta de 15h30 desta segunda-feira, dia 22, quando a adolescente H. T. F. A de 17 anos, foi abordada na orla do Santa Inês por um elemento desconhecido que estava em um carro vermelho de placa não identificada. Sob a mira de um revolver a adolescente foi obrigada a entrar no carro e levada até um matagal atrás do estádio Zerão onde o bandido praticou o crime de estupro. Após o fato a jovem foi deixada no local e de lá seguiu para registrar o fato na policia.


TRÂNSITO FAZ MAIS UMA VÍTIMA FATAL

Antônio Ribeiro Silva, trafegava como carona em um carro Siena pela Rua Joaquim da Silva Amaral, no bairro Jardim felicidade II, por volta de 16h00 desta segunda-feira, quando o veículo veio a capotar várias vezes, na batida a vítima foi levada até o PSM onde não resistiu e veio a óbito meio hora depois de dar entrada naquela casa de saúde.


ADOLESCENTE DE 17 ANOS É EXECUTADO NO ARAXÁ

Tiago Charlon Guimarães da Silva, 17 anos, foi assassinado com pelo menos 06 tiros pelo corpo no inicio da madrugada de sábado, na rua Setentrional no bairro do Araxá. O menor chegou a ser socorrido e levado ao PSM, onde não resistiu e veio a óbito. Até agora o assassino não foi preso.


ASSASSINATO NO P. SOCORRO

Pedro Leandro Leal Brito, deu entrada no PSM por volta de 19h30 desta segunda-feira, dia 22, já cadáver, ele foi atingido com duas facadas no rosto, desferidas por um elemento de prenome Wilson, que fugiu tão logo praticou o crime e até agora não foi preso. O fato ocorreu em um dos quarteirões da Avenida Nossa Senhora do Carmo no bairro Perpetuo Socorro.


VÍTIMA DE PAULADAS MORRE NO PSM

Reinaldo Sá Costa, 32 anos estava internado no CTI do PSM desde a madrugada do dia 14, quando deu entrada naquela casa de saúde com traumatismo craniano. Ele foi alvejado com diversas pauladas pelo corpo no bairro Perpétuo Socorro onde morava, no final da madrugada de sábado, ele não resistiu e morreu.


RIXA, NO BURITIZAL TERMINA EM MORTE

Moquias da Costa Silva, 24 anos, deu entrada no PSM já cadáver, ele foi alvejado com uma profunda facada no peito. Após o crime a polícia foi acionada e conseguiu chegar ao assassino que confessou o crime, ele se chama Smith da Silva e já seguiu para o IAPEN.


LATROCÍNIO

Valdecir Correa Conceição, 33 anos, foi baleado na coxa durante um assalto, no inicio da madrugada de sábado no Buritizal. A vítima que era mototaxista clandestino teria ido deixar um passageiro e ao parar sua moto um elemento se aproximou e anunciou um assalto. Valdecir, segundo informações colhidas pela polícia reagiu ao assalto e acabou sendo alvejado com um tiro na coxa. Após dar entrada no PSM ele não resistiu e veio a óbito.


DISPUTA PELO TRÁFICO TERMINA COM UM MORTO NA RUA DO COPALA

Uma intensa troca de tiros entre bandidos terminou com um morto e outro ferido, no inicio da madrugada desta segunda-feira na Rua do Copala. Ao chegar no local a policia se deparou com os dos elementos tombado já quase sem vida, Arlen de Jesus Mafra, o "Nanã" de 24 anos de idade, ainda chegou a ser levado ao PSM, mas não resistiu e morreu, além dele Maick de Almeida Santos também foi alvejado a bala e se encontra internado em estado grave no PSM.


GENITORA DO DIRETOR DO COLÉGIO ALEXANDRE VAZ TAVARES É ASSASSINADA DENTRO DE CASA.

O diretor da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, professor Edson Canuto, encontrou por volta de 12h30 de ontem, 22, o corpo da própria mãe, a aposentada Joaquina Luisa Canuto de Souza, 72 anos de idade, que estava sem comunicação desde a sexta-feira, 19. O professor foi até a casa da mãe que fica no bairro Alvorada e ao chamar pela genitora não obteve resposta. Ele utilizou a cópia da chave que carregava para entrar no imóvel. Ao abrir a porta se deparou com o corpo da mãe que estava entre a sala e o quarto. O professor acionou os amigos e familiares rapidamente, além da polícia. De acordo com relatos do próprio professor sua genitora tinha encravada no peito uma faca, além de um golpe no rosto. Joaquina Canuto mantinha muitas jóias de alto valor financeiro guardadas em um cofre no seu quarto. Ela morava sozinha no local a pelo menos 25 anos. O caso será investigado pela delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa.