12 de maio de 2009

PREFEITO ACUSADO DE PROVOCAR ACIDENTE
O agricultor João Ribeiro procurou a redação dos jornais O LIBERAL e Amazônia para denunciar que sua esposa, a dona de casa Edna Andrade Nogueira, de 37 anos, foi atropelada e morta pelo prefeito de Laranjal do Jari (AP), Idemar Sarrafo Felipe, conhecido como 'Barbudo Sarrafo'. O acidente ocorreu no dia 4 deste mês, por volta de 1 hora da madrugada, em frente à casa onde a vítima morava com o marido, de 53 anos, na passarela 7 de Setembro, no bairro Centro.
O casal chegava em casa de uma festa, de táxi, quando, segundo João Ribeiro, sua esposa foi atravessar a rua e acabou atropelada pelo carro do prefeito. 'Ele estava dirigindo em alta velocidade. Quando falei com ele, percebi que ele estava com sinais de embriaguez', disse o marido. 'O pior é que agora tem um segurança dele (prefeito) que está assumindo a autoria do crime, dizendo que era ele quem estava ao volante. Mas eu tenho várias testemunhas que viram ele ('Barbudo Sarrafo') dirigindo e pegando minha mulher no chão', afirmou.
João Ribeiro disse que a velocidade do carro era tanta, que sua mulher foi arrastada por aproximadamente 30 metros do local do atropelamento. 'O ‘Barbudo’ parou e, cambaleando, pegou minha mulher no chão e a jogou no assoalho em frente ao banco carona, onde ela ficou de joelhos, e seguiu com ela até o hospital do município', contou o agricultor, que não foi levado junto no carro pelo prefeito. 'Eu o segui com o mesmo táxi que estava nos deixando em casa. Mas, como ele correu muito, quando cheguei ao hospital ele já havia deixado ela lá e ido embora', afirmou.
'Os médicos orientaram que eu fosse para casa, que Edna ficaria internada, recebendo atendimento médico. Eu fui até a delegacia do município (Laranjal do Jari) e registrei a ocorrência do atropelamento (1h17). Mas, para minha surpresa, outros dois registros foram feitos depois, dizendo que quem estava dirigindo o carro do prefeito era um segurança dele', disse, revoltado, João Ribeiro, que também fez a denúncia do caso à comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Macapá. Segundo ele, a OAB se comprometeu em levar o caso ao Ministério Público do Estado (MPE) para que apure o caso.
TEMOR
O agricultor disse temer que o processo não vá adiante porque o juiz do município de Laranjal do Jari, Walcir Marvule, teria dito, na rádio Laranjal FM, por volta das 9 horas do dia do acidente, que quem estava dirigindo o carro que atropelou Edna não era o prefeito Barbudo Sarrafo, mas um segurança dele de prenome Manoel. 'O juiz ainda disse que a vitima era uma drogada, bêbada e noiada. Isso é um absurdo porque ele se referiu à minha mulher como se ela não valesse nada', disse João Ribeiro, conforme consta do 'termo de audiência' da denúncia que ele fez à OAB, cuja cópia também foi entregue à reportagem.
'O que a gente quer é justiça. Esse prefeito não pode agir dessa maneira, matar uma pessoa atropelada e nada acontecer. É preciso que a sociedade saiba o que ele fez e que ele seja punido', disse o agricultor.
PERFIL
O prefeito 'Barbudo Sarrafo' (PR) é natural de Almeirim, já atuou como comerciante em área de garimpo. É bastante conhecido no município por usar muitas jóias de ouro – inclusive um colar com um pingente em forma de cifrão – e andar acompanhado de capangas. Na última eleição, ele ficou em segundo lugar, mas como a prefeita eleita, Euricelia Cardoso (PP), teve a candidatura impugnada pela Justiça, ele assumiu a prefeitura. Sua fama ultrapassou a fronteira do município.
Deu entrevistas para a extinta revista Manchete, na edição de 1° de julho de 1995, na qual aparece em fotos com várias jóias de ouro e posando ao lado de sua onça de estimação. Na publicação, ele fala de sua preferência por mulheres com idade inferior a 16 anos, para as quais se diz um 'professor'.
A publicação já foi encaminhada ao senador Magno Malta, da CPI da Pedofilia. Há aproximadamente cinco anos, 'Barbudo Sarrafo' foi ao programa Domingo Legal, do apresentador Gugu Liberato, no SBT, em São Paulo, falando de suas extravagâncias.
PREFEITO E JUIZ NEGAM AS ACUSAÇÕES FEITAS POR MARIDO DA VÍTIMA
Por telefone, 'Barbudo Sarrafo' rebateu as denúncias feitas por João Ribeiro e negou que estivesse dirigindo o carro que atropelou Edna Nogueira. Ele disse que estava no veículo, mas no banco carona. Afirmou que o amigo dele, Manoel, militar, é quem dirigia o carro. 'Ele (Manoel) estava me levando para casa porque eu precisava dormir para recepcionar o ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, no dia seguinte. E durante o trajeto houve esta fatalidade', disse o prefeito, acrescentando que o fato estaria sendo usado politicamente pela prefeita que teve a candidatura cassada pela justiça, Euricelia Cardoso (PP). 'Eles (da oposição) não aceitam a derrota e fazem de tudo para que não dê certo nossa administração. Mas tenho cerca de 90% de aprovação da população e a cassação dela já foi confirmada até pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por conta disso, ficam procurando coisas para me acusar', acrescentou.
O prefeito disse ainda que trabalhou até às 23 horas do dia 3 de maio, acompanhando as obras de aterramento na localidade onde ocorreu a recepção ao ministro da Previdência Social. Após esse trabalho, reuniu com uma comissão de assessores do ministro e falou com Manoel para que o levasse em seu carro para casa. No dia seguinte, o prefeito disse que iria recepcionar uma comitiva que vinha de Brasília, cujo avião iria pousar no município paraense de Monte Dourado. Já Manoel, iria ajudar na recepção à comitiva paraense que iria chegar em Laranjal do Jari. 'O casal estava embaixo de uma árvore e atravessou a rua correndo. Ele conseguiu sair ileso, mas ela foi atingida. Não havia como desviar. Foi muito rápido que eles surgiram', disse o prefeito. 'Foi encontrado droga no bolso dela', acrescentou.
JUIZ
O juiz Walcir Marvule negou que tenha usado algum adjetivo depreciativo à imagem da vítima, na declaração que fez na rádio Laranjal FM. Ele disse que foi perguntado se sabia do acidente e teria se limitado a responder o que o havia sido informado pelo delegado.
'Falei apenas que havia sido comunicado pela autoridade policial do município que um homem de prenome ‘Manoel’, que salvo engano é PM, teria sido autuado em flagrante pelo acidente. Na ocasião, inclusive, prestei minhas condolências e meus sentimentos à família da vítima. Nada além disso', enfatizou o magistrado.
Para Marvule, o que está havendo é uma tentativa política de partidários da prefeita cassada 'de dar uma conotação políticaa uma fatalidade'. 'Apenas falei que todas as medidas cabíveis haviam sido tomadas e me solidarizei com a família da vítima', reforçou o juiz. 'Isso é para denegrir a minha imagem porque há pessoas insatisfeitas com minha decisão de cassar o mandato da prefeita eleita. Por isso estão manipulando esse senhor (João Ribeiro)', concluiu o juiz, acrescentando que iria tentar conseguir o telefone do prefeito e solicitar que ele ligasse para a redação para se manifestar sobre o assunto.
POLÍCIA CIVIL REALIZA 1ª. CONFERENCIA SOBRE DROGA NO AMAPÁ.
A Conferência sobre Droga aconcerá nos dias 28 e 29 de maio e será baseada em dois eixos temáticos: ‘Prevenção Social do Crime e das Violências e construção da Paz’ e ‘Repressão qualificada da Criminalidade’, o evento local acontecerá no teatro Leonor Barreto no SESI.

PORRADA
Maria do Socorro Cardoso dos Santos 34 anos, residente no Congos, foi agredida a bofetadas por seu cunhado de prenome João Carlos, o elemento não satisfeito com as agressões ainda sapecou Maria dentro de um lago e jogou uma bicicleta em cima dela, a sorte é que Maria ainda estava lá no fundo por isso não foi atingida pela magrela, o caso já está nas mãos da policia.

HOMEM MAL AMADO AMEAÇA ROUBAR O FILHO DA EX
José Luiz Correa de Oliveira está sendo denunciado por sua ex-companheira por perturbação de sossego, é que segundo a comunicante Suani da Silva Bonifácio, o tal do Zé Luiz vive lhe atazando a vida e disse que se ela não voltar pros seus braços ele vai levar um guri filho do casal e sumir no mundão de meu Deus.