31 de março de 2012

SUS
Doutor de fora
BOECHAT-01-IE-2212.jpg
O governo federal elabora um ousado projeto para atrair médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Os especialistas com contratos de até quatro anos seriam alocados em unidades da rede pública localizadas nas periferias das grandes cidades ou no interior, onde falta mão de obra. Será dada preferência aos médicos que falam português ou espanhol, para melhor entendimento com os pacientes.
Brasília
Reforço

Dilma Rousseff dá crucial ajuda ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O Planalto libera experientes gestores públicos para o governo do petista. O ex-assessor direto da presidenta e de Lula Swedenberger Barbosa abriu a lista indo para a Casa Civil. Carlos Higino deixou a CGU rumo à Secretaria de Transparência e Controle Social e o ex-ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto chefiará o Planejamento e o Orçamento do DF. Mais mudanças ocorrerão.
Futebol
Sem substituição

A Fifa manterá Jérôme Valcke intocável no comando do grupo de acompanhamento da Copa 2014. Isso ficou claro esta semana, em Zurique, durante reunião para avaliação do Mundial no Brasil. Como ele sabe tudo da entidade, prevaleceu na Suíça a máxima do futebol: não mexer em time que está ganhando.
Lula
Olhar no espelho

Alguns amigos sugeriram a Lula manter a atual aparência, agora que ele recebeu alta médica do tratamento para cura de um câncer na laringe. O ex-presidente ouviu as propostas com atenção. Mas sua disposição, hoje, é voltar a exibir a imagem que o consagrou, com cabelo e barba. E também nisso tem apoio da mulher, Marisa.
Comércio
Quem chega
BOECHAT-02-IE.jpg
Radicada no Rio de Janeiro, a ex-ministra do STF Ellen Gracie entrou esta semana no Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio. Formado por 60 personalidades da vida política e intelectual, o órgão faz estudos sobre temas socioeconômicos que orientam as ações da CNC no Brasil e no Exterior. A cadeira de Ellen Gracie fica entre a do ex-ministro do Exército Leônidas Pires Gonçalves e a do ex-procurador-geral da Fazenda Nacional Cid Heráclito de Queiroz.
Transportes
Banco duro

A demora da Agência Nacional dos Transportes Terrestres em licitar as cerca de 1.500 linhas interestaduais de ônibus prejudica em cheio milhares de passageiros. Sem saber o que o amanhã lhes reserva, boa parte das empresas de ônibus paralisou a renovação da frota, optando pela reforma de veículos que há muito deveriam estar aposentados.
Automobilismo
Sinal fechado
BOECHAT-03-IE.jpg
A Globo está preocupada com o efeito que a presença de Rubens Barrichello na etapa brasileira da Fórmula Indy – 29 de abril, em São Paulo – pode ter em sua audiência. Até lá, apesar do recente apelo que o piloto fez ao vivo ao apresentador Tiago Leifert, do “Globo Esporte”, para que não esquecessem dele com a mudança de emissora, a ordem é deixar Rubinho falando sozinho.
Operação Monte Carlo
Zona cinzenta
BOECHAT-04-IE.jpg
Promete ser movimentada a reunião do Conselho Nacional do Ministério Público, nos dias 17 e 18 de abril, em Brasília. O colegiado se defronta com uma questão crucial: um procurador licenciado do MP está sujeito ao código de conduta da classe? Ou seja, o senador Demóstenes Torres, afastado do Ministério Público de Goiás e investigado no STF, a pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que chefia o CNMP, por ter afrontado a Lei Orgânica do MP?

Eleições 2012
O anfitrião
BOECHAT-05-IE.jpg
José Serra e Paulo Maluf jantarão juntos neste fim de semana. O prato principal será o apoio do PP à eleição do tucano a prefeito de São Paulo. O encontro acontecerá na casa de Maluf, nos Jardins. Há dez dias, com a mesma finalidade, foram à mansão o vice-presidente da República, Michel Temer, e Gabriel Chalita, candidato do PMDB. O PP tem 2m42s no horário gratuito da propaganda eleitoral e um acordo com Geraldo Alckmin para a eleição de 2014. Se Serra for bom de papo, meio caminho está andado.
Meio ambiente
Top secret

Jornalistas foram chamados pelo Itamaraty para uma entrevista sobre a Conferência Rio+20. O secretário do Comitê Nacional de Organização do evento, ministro Laudemar Aguiar, surpreendeu a plateia. Pela falta de informação. Perguntado sobre quais governantes estrangeiros, viriam invocava o sigilo. Já sobre os brasileiros sugeria que se procurasse a ONU.
Justiça federal
Sonho de consumo

O comando do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange os Estados do Rio e Espírito Santo, tem plano para construir uma sede para os desembargadores. O local preferido para o prédio com cerca de 70 mil metros quadrados é a zona portuária carioca. O tamanho é quase metade do novo TSE, em Brasília, que custou R$ 369 milhões.
Governo
Temperatura máxima

No que depender de Michel Temer, o Ministério dos Transportes migrará do PR para o PMDB. O vice de Dilma Rousseff tem trabalhando intensamente nesse sentido nos últimos dias.
Defesa
Quer vender

Com a crise assolando os países da Europa, a Espanha despachou seu ministro da Defesa, Pedro Arguelles, para uma visita de negócios a diversos países da América do Sul. Depois do Chile, onde estará na próxima semana, ele virá ao Brasil, para uma reunião com Celso Amorim. Ele fala em nome de 18 empresas do setor aeroespacial e de defesa do seu país.
Aviação
Voo curto

Prestes a completar um ano na chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), o brigadeiro Carlos Alberto Conceição baixou os flaps e pediu passagem para a reserva após 27 anos na ativa. Uma reunião na sede do Cenipa e transferida na última hora para a Secretaria de Aviação Civil desagradou ao oficial, que em resposta não foi. O gesto não teve respaldo superior. Especialista em segurança de voo, Carlos Alberto foi quem investigou o acidente com o avião da TAM no Aeroporto de Congonhas, em 1996, que deixou 199 mortos.
Arte
Bodas de prata
BOECHAT-06-IE.jpg
Com 400 páginas, daqui a dois meses será lançado um livro sobre a trajetória do escultor português radicado no Brasil Ascânio MMM. Para escrever “Ascânio MMM: Poética da Razão”, o crítico de arte Paulo Herkenhoff fez 45 visitas ao ateliê do artista, na cidade do Rio. Museus do Exterior e colecionadores como Sérgio Fadel e Luis Chrysostomo cederam peças para ilustrar a obra.