17 de fevereiro de 2009

CASO DOROTHY: JUSTIÇA SOLTA REGIVALDO GALVÃO
O Tribunal Regional Federal da 1ª Regional concedeu liberdade provisória ao fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o "Taradão", acusado de ser um dos mandantes da morte da missionária norte-americana Dorothy Stang e de tentar grilar terras públicas do lote onde a freira foi morta. Segundo informações do advogado do fazendeiro, Jânio Siqueira a decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira. Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça negou o pedido.
Taradão foi preso no último dia 26 de dezembro de 2008, na casa dele em Altamira, no sudeste paraense.

A prisão preventiva, ordenada pelo juiz federal Antonio Carlos de Almeida Campelo, foi pedida pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) após a descoberta de que ele estava novamente tentando tomar posse do lote 55, em Anapu, na região da Transamazônica. Trata-se de uma área de três mil hectares que foi grilada por ele no final dos anos 90 e pela qual um grave conflito fundiário se instalou, culminando com a morte da freira em 2005.

A defesa do fazendeiro alega que não há prova alguma que ligue Regivaldo às terras em questão. “São terras são Governo. Como alguém pode chegar e se apropriar”, disse o advogado Jânio Siqueira, na semana passada quando a Justiça Federal negou a liberdade ao acusado.

A SUPOSTA GRILAGEM
Desde a absolvição, as autoridades que acompanham o caso já temiam que recomeçassem as pressões sobre os assentados. "A atitude de Regivaldo, de voltar ao local do crime e mais uma vez se dizer proprietário das terras públicas exige a intervenção imediata do Judiciário", declarou o procurador da República Alan Mansur Silva, também autor do pedido de prisão.

Mansur refere-se a uma reunião que aconteceu no último dia 28 de outubro, na sede do Incra de Altamira, em que Taradão ofereceu benfeitorias para ficar com a posse das terras. Na ocasião, ele mais uma vez afirmou ser o proprietário do lote 55. Por causa dessa reunião, a Polícia Federal abriu o inquérito contra o fazendeiro. Convocado a depor, ele negou o que está registrado na ata da reunião e desmentiu ser dono do lote.

Taradão é acusado pelo assassinato e chegou a ficar preso durante mais de um ano, mas foi solto em 2006 por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, aguardando o julgamento em liberdade até hoje. "O compromisso do MPF/PA com a população de Anapu é garantir que os grileiros nunca mais se aproximem das terras públicas, que são posse legítima dos trabalhadores rurais. É preciso máximo rigor com os conflitos fundiários, porque são a causa de tragédias como a morte da irmã Dorothy", declarou Felício Pontes Jr, procurador da República que acompanha a situação de Anapu desde 2001
A missionária ligada à Comissão Pastoral da Terra (CPT), morta em fevereiro do ano passado em Anapu, Pará, desenvolvia um trabalho junto a pequenos agricultores na região e é a mais conhecida das centenas de vítimas dos conflitos agrários dos últimos anos no estado.


POLEMICO JULGAMENTO QUE TEVE INICIO ONTEM DIA 16/02 NO FORUM DE MACAPÁ CONTINUA HOJE.
Os acusados são Alberto Monteiro de Andrade Filho e Sandro Monteiro de Andrade, os dois estão sendo julgados sobre o assassinato de Silvio Marcos Sousa Mendes que foi morto atropelado por um Del Rei que pertencia a Alberto, a vítima foi morta covardemente pelos irmãos quando passava próximo a Praça Floriano Peixoto, o assassinato ocorreu no dia 03 de dezembro de 1993, o caso vem sendo acompanhado pelo Grupo das Lágrimas.

CAMINHÃO CARREGADO DE MADEIRA INVADE CASA NO SANTA RITA
Foi por volta de 18h30 de ontem que um caminhão de placa NEL-5245 carregado de madeira invadiu a residência de número 2360 localizada na esquina da Avenida Almirante Barroso com a Rua Santa Catarina no bairro de Santa Rita, por pouco a casa não veio a desabar com o choque do caminhão que era dirigido por Adauto Santana da Silva que reside no bairro Provedor II em Santana, a VTR-253 comandada pelo SGT. N. Silva esteve no local realizando a ocorrência de praxe para que as devidas providências fossem tomadas para solucionar o caso. O dono do caminhão assumiu a responsabilidade dos danos causados na residência e tudo ficou resolvido no local.



FURTO QUALIFICADO
David Nunes e Silva, 29 anos foi preso por uma guarnição da Policia Militar após ter arrombado a residência de Omar de Almeida Ribeiro, que reside na Rodovia Tancredo Neves, do local o elemento conseguiu levar um televisor e um aparelho de micro-systen. Ao ser entregue no CIOSP do Pacoval fora descoberto que contra o acusado já constava um mandado de prisão, o elemento já foi encaminhado para o IAPEN onde aguardará decisão da justiça.

LIMÃO ATERRORIZA ZONA NORTE
Um elemento conhecido pela alcunha de limão vem atazanando a vida de moradores do Brasil Novo, só na noite de domingo duas residências foram invadidas pelo elemento, uma delas pertence a Maria Raimunda Serra Campos, que denunciou o caso na policia, disse ela que o elemento armado com uma faca invadiu sua residência por volta de 04h00 da madrugada de ontem e após lhe tomar R$ 65,00 em dinheiro ainda tentou lhe estuprar, o fato só não se concretizou devido a porta que foi arrombada pelo bandido ter desabado o causou um tremendo barulho, levando o tarado a sumir no trecho. A policia já está no encalce do bandido e hora que ele for preso poderá virar uma limonada.