13 de abril de 2011

O NEPOTISMO E O VÍCIO QUE O ENSEJA.

Etimologicamente, nepotismo deriva do latim nepos, nepotis, significando, respectivamente, neto, sobrinho. Nepos também indica os descendentes, a posteridade, podendo ser igualmente utilizado no sentido de dissipador, pródigo, perdulário e devasso. (1)
A divulgação do vocábulo (ao qual foi acrescido o sufixo ismo), no sentido hoje difundido em todo o mundo, em muito se deve aos pontífices da Igreja Católica. Alguns papas tinham por hábito conceder cargos, dádivas e favores aos seus parentes mais próximos, terminando por lapidar os elementos intrínsecos ao nepotismo, que, nos dias atuais, passou a ser associado à conduta dos agentes públicos que abusivamente fazem tais concessões aos seus familiares. (2)
O nepotismo, em alguns casos, está relacionado à lealdade e à confiança existente entre o "benemérito" e o favorecido, sendo praticado com o fim precípuo de resguardar os interesses daquele. Essa vertente pode ser visualizada na conduta de Napoleão, que nomeou seu irmão, Napoleão III, para governar a Áustria, que abrangia a França, a Espanha e a Itália. Com isto, em muito diminuíam as chances de uma possível traição, permitindo a subsistência do império napoleônico. Em outras situações, o "benemérito" tão-somente beneficia determinadas pessoas a quem é grato, o que, longe de garantir a primazia de seus interesses, busca recompensá-las por condutas pretéritas ou mesmo agradá-las. Como ilustração, pode ser mencionada a conduta de Luiz XI, que presenteou sua amante Ana Passeleu com terras e até com um marido (João de Brosse), o que permitiu fosse elevada à nobreza.(3)
Nepotismo, em essência, significa favorecimento. Somente os agentes que ostentem grande equilíbrio e retidão de caráter conseguem manter incólume a dicotomia entre o público e o privado, impedindo que sentimentos de ordem pessoal contaminem e desvirtuem a atividade pública que se propuseram a desempenhar.
Trocando em miúdos, dentro de um dos órgãos do governo Camilo, sendo ele o SUPERFACIL. O irmão da vice-governadora Dário Nascimento é quem comanda aquela instituição, e ninguém fala nada sobre isso.
Dentro do SUPERFACIL, estão ainda com altos contratos e cargos, parentes próximos a vice Dalva Nascimento, como cunhados e cunhadas, primos, sobrinhos, irmãos, papagaios, cachorros, lagartos e cobras, todos residentes as margens do Canal da Mendonça Junior e seus arredores. Será que novamente a imprensa comprada do Amapá nunca vai falar nada, nem mesmo os do contra?...

A secretaria de Educação do Município de Macapá inaugura amanhã, dia 14, às 9 horas da manhã no prédio da Subprefeitura da Zona Norte da
cidade, a Biblioteca Multimeios. A inauguração do espaço é uma
iniciativa da SEMED com o objetivo de facilitar o acesso à
informação disponível em mídia eletrônica e internet aos estudantes da
rede pública municipal, aos trabalhadores em educação do sistema e à
comunidade do entorno da unidade. A prefeita Helena Guerra, estará presente ao evento.
LEI MARIA DA PENHA MANDA DOIS ESPANCADORES PARA O IAPEN.
Agentes da Captura prenderam durante o dia de ontem, terça-feira, Sandro Wilson dos Santos Barreto, de 37 anos e Luiz Carlos Figueiredo Moraes, de 27, o “Carcará”. Ambos tiveram a prisão preventiva decretada, por serem acusados de violência doméstica.
Os dois foram ouvidos no CIOSP do Pacoval e em seguida encaminhados ao IAPEN.

ACUSADO DE LATROCÍNIO É LOCALIZADO PELA POLICIA.
Domingos Ferreira Gomes, 28 anos, o vulgo “Domingão” é o principal autor de um latrocínio ocorrido no bairro Ipê, em 2008. Ele estava foragido do IAPEN, desde o início de 2011.
Após uma denúncia anônima, homens da Equipe Captura deram início aos trabalhos de investigação que culminou com a prisão de Domingão. Ele foi localizado na manhã de ontem, por volta das 10h30, em uma residência na comunidade do Curiaú. O assassino considerado de alta periculosidade, já foi julgado pelo crime de latrocínio e condenado a mais de 28 anos de prisão. Ontem mesmo, ele foi levado de volta ao IAPEN.

DETENTOS BAIXAM A PORRADA EM COLEGA DE CELA.
A pancadaria ocorreu no inicio da noite de ontem dentro do IAPEN, quando quatro detentos resolveram baixar a porrada em um dos detentos que não quis cumprir ordens dadas por presos mais antigos. Na pancadaria os agentes entraram na cela e conseguiram salvar a vida da vítima que ficou bastante lesionado. Os quatro agressores foram apresentados no CIOSP do pacoval, onde foram autuados em tentativa de homicídio.  

BANDIDO FAZ REFÉNS EM TENTATIVA DE FUGA.
Mais uma situação de risco ocorre após uma fuga praticada por um elemento acusado de estupro e roubo. O bandido José Augusto Miranda dos Santos, de 36 anos, foi perseguido por homens da Policia Militar do 6º Batalhão e uma guarnição da Rotam, que conseguiram encurralar a Kombi na Rua Paraná – atrás do Hospital São Camilo,  já no bairro Santa Rita. Foi quando começaram as negociações. As conversas com o suspeito passaram a ser conduzidas pelo tenente Oliveira, da Rotam que é treinado para gerenciamento de crises. O acusado fez uma série de exigências, que incluíram colete balístico, a presença da imprensa e de um advogado. Com informações do próprio suspeito, a polícia conseguiu localizar a mãe dele que só concordou em ajudar mediante o anonimato à imprensa. Ela revelou que o filho cumpre uma condenação por roubo e, atualmente, estava em regime aberto. As negociações evoluíram e, pouco a pouco, o bandido que estava usando um nome pseudônimo de  J. Miranda” foi liberando os reféns. Depois de uma hora de conversações, apenas um casal estava em poder do acusado, ele já havia liberado a mulher, mas ela preferiu não deixar o marido e permaneceu dentro da Kombi. Às 22h30, o ex-detento resolveu entregar a arma e liberar os dois últimos reféns. A polícia disse que nenhum dos fiéis foi agredido.
A informação me foi repassada pelo Tenente Coronel Rômulo, comandante do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado – BRPM.