9 de junho de 2009

POLICIA CIVIL DO AMAPÁ E DO AMAZONAS PRENDEM ACUSADOS DE HOMICIDIO
O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas e o Núcleo de Operação de Inteligência (NOI) da Polícia Civil do Amapá apresentaram na tarde de hoje (8) dois irmãos acusados de assassinar com dois tiros o filho da atual vice-prefeita de Macapá, Helena Guerra, o então adolescente Alessandro Guerra, 16. O crime aconteceu há 12 anos. Além deles, também é acusado desse homicídio um terceiro irmão da dupla.
O ex-policial militar Eduardo Rodrigues de Souza, 48, e o motorista José Maria Rodrigues de Souza, 43, foram presos na tarde do último sábado (6), no conjunto Nova Cidade, Zona Norte.
Eduardo já havia sido condenado por esse crime, com pena de 18 anos e seis meses de prisão, mas fugiu do quartel da PM no ano de 2000. Já José Maria, era foragido desde 1997, não chegando a ser preso.
O terceiro irmão, Mauro Sérgio Rodrigues de Souza, 40, que até então se encontra foragido, também foi condenado pela Justiça do Amapá (14 anos de prisão), mas fugiu em 1999 da Penitenciária Agrícola.

Prisões preventivas

Os mandados de prisão foram expedidos desde a época do crime, no caso de José Maria, pelo juiz do Tribunal do Júri, Luiz Nazareno Borges Hausseler, mesmo magistrado que assinou em 2000 a nova prisão preventiva de Eduardo. Já a preventiva de Mauro Sérgio, foi decretada pela juíza do Tribunal do Júri, Nelba de Souza Siqueira.
De acordo com o policial civil do NOI, Manoel Braz, após alguns anos de investigação e com a ajuda da Polícia Civil do Amazonas, chegaram aos autores do crime.
- Falta agora o irmão deles. Mas estamos no caminho certo, declarou ele, que levará os presos de volta ao Amapá nessa terça-feira, afirmou.
Eduardo nega a autoria do crime e acusa o seu ex-colega PM, Raimundo Fagundes, mais conhecido como "Camundo", de ter assassinado o adolescente. Mas nesse mesmo no ano de 1997 Camundo matou a namorada e, em seguida, se matou.

"Grupo das Lágrimas"
Com a morte violenta de seu filho, a atual vice-prefeita de Macapá, Helena Guerra, criou há 12 anos a Associação Grupo das Lágrimas. O filho da vice-prefeita, Alessandro Guerra, tinha 16 anos quando ocorreu o crime.
A entidade tem o objetivo de ajudar na elucidação de crimes, principalmente, os que apresentam maior dificuldade nas investigações policiais.
O Grupo das Lágrimas funciona prestando assistência jurídica e policial, além de atendimento psicológico às mães que perderam familiares de forma violenta. Atualmente, a Associação tem 200 mães associadas.