22 de setembro de 2009


CONSELHEIRO DE ÉTICA DO CONSEG “CONGÓS” É PRESO ACUSADO DE CRIME DE PEDOFILIA

Anderson Richard de Morais, membro do Conselho de Ética do Conselho de Segurança Pública do Bairro Congós (Conseg) foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Civil acusado da prática de crime de assédio sexual. Ele estava assediando sexualmente a menor I.S.C., de 12 anos de idade, dentro de um veículo atrás do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Congós. Após a prisão ele foi conduzido até a Delegacia da Mulher e em seguida para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN). Segundo a polícia, Anderson ficou esperando a menina em uma praça em frente ao Ciosp. Quando saia da escola onde estuda, foi abordada e levada para um veículo que estava estacionado atrás do centro. Ele foi visto por outra menina que imediatamente chamou a policia que fez o flagrante.
Anderson vinha sendo monitorado pela polícia havia meses, pois são muitos os casos que o elemento está envolvido. Pelo menos 3 meninas da CONSEG, sendo uma voluntária e 2 policiais mirins, foram assediadas por ele. Elas têm entre 12 e 16 anos, sendo que a menor I.S.S.M, 16, está grávida. Em entrevista a avó e tia da menina contaram que Anderson foi até a casa delas dizendo que era solteiro. Também existem denuncias de que meninas com deficiência física teriam sido também assediadas, entre elas uma afônica e outra com deficiência nos membros inferiores.
A polícia tem uma lista com aproximadamente 20nomes de meninas que teriam sido abusadas por ele que usava a influência de ser conselheiro para cometer os crimes. Há indícios da prática de comercialização sexual e farras em locais fechados, onde Anderson levava as meninas para clientes e amigos. Alguns nomes já estão nas mãos das autoridades. Pessoas de influência e conhecidas da sociedade, inclusive dos próprios Conselhos estariam envolvidas, o que aumenta o escândalo. A policia suspeita ainda que ele estava montando uma escola de informática de fachada que seria mais uma arma contra as meninas, inclusive um convênio estava sendo fechado com o Conselho de Segurança Pública do bairro.

Suspeito integrava Pastoral da Criança
Moradores do bairro disseram que Anderson gostava de vi-ver em meio às entidades, principalmente as que lidam com crianças. Ele fazia parte da Pastoral da Criança, nomeado pela Diocese de Macapá. Era envolvido com uma escola de samba, bloco carnavalesco e uma quadrilha junina. Maria de Jesus que é mãe de Anderson é Coordenadora da Catequese da Maria Mãe da Igreja do bairro Congós e, em algumas oportunidades, ele aproveitava-se também de meninas que integravam a Catequese. Testemunhas dizem que ele estava assediando uma menor de aproximadamente 15 anos que faz parte da equipe de coroinhas.
As Testemunhas disseram que viram muitas vezes o suspeito com as meninas da catequese e que chegaram a avisar pessoas da coordenação da Igreja, mas que nada teria sido feito, tanto é que Anderson continuava agindo. Professores das escolas onde ele estaria atuando e que também não quiseram se identificar, apenas na CPI, disseram que muitas vezes viram o elemento assediando alunas e meninas do bairro em plena via pública e que por muitas vezes levaram os fatos ao conhecimento do Presidente do Conselho, mas que também nada havia sido feito. "Ele quando vinha aqui em nossa escola, chamava atenção de uma criança com tanta autoridade que nós ficávamos surpresos, mas em seguida, ele partia para o assédio. Eu mesmo cheguei a denunciar". Disse um professor.
"Eu estou oferecendo denúncia a CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa do Estado. Espero que os pais ou responsáveis das menores que foram vitimas desse monstro possam fazer o mesmo". Disse a Avó da menor gestante que não quer pediu anonimato. O pai da menor de 12 anos que originou a prisão em flagrante está em estado de choque. A família está envergonhada da comunidade. "Eu perdi o prazer. Não consigo me acalmar. Eu nunca pensei que isso fosse acontecer". Disse o pai trêmulo e chorando. "Eu pensei que era só a minha filha que havia sido abusada por esse animal, mas agora que estou vendo o sofrimento de outras famílias, eu estou tendo mais forças para trabalhar e tentar acalmar o meu esposo. Agora eu vou até o fim dessa história, não vou recuar nenhum passo". Disse a mãe da menor também bastante nervosa, porém com decisão.
Autuado por estupro vulnerável e por todos os crimes que é acusado, o conselheiro, que reside no bairro Congós em Macapá, pode pegar pena de 15 anos de reclusão.
As autoridades que estão investigando o caso, disseram que não fraquejaram e, quem estiver praticando abuso contra as crianças responderão pelos seus crimes. Outras pessoas serão presas. A CPI da Pedofilia já tem em seu poder uma farta documentação a respeito des-ses casos. "Pedimos a todas as pessoas que os pais ou responsáveis que conversem com suas filhas e, se descobrirem qualquer tipo de envolvimento com esses elementos que, por favor, nos procurem. Pro-metemos guardar o máximo sigilo. Podem nos procurar a qualquer hora aqui mesmo no prédio da Assembleia", relataram os membros da Comissão que é presidida pelo De-putado Ricardo Soares e tem como membros os deputados, Camilo Capiberibe, Ruy Smith, Mira Rocha e Francisca Favacho.

HOMEM LEVA DESCARGA DE 13 MIL VOLTS E MORRE AO TENTAR FURTAR CABOS

Funcionários de uma empresa de construção que executa obras no interior do Estádio Zerão encontraram por volta de 11h da manhã de ontem o corpo de um homem que estava dentro de uma caixa por onde passam cabos de alimentação da subestação de energia elétrica. Ao lado do corpo foi encontrada uma serra manual com a qual provavelmente ele teria tentado cortas os cabos. Outros metros de cabeamento também foram cortados e levados por possíveis comparsas do homem morto. Eles estariam furtando os cabos. Outros objetos como chaves de boca e alicates foram abandonados.
Homens da Polícia Militar fizeram o isolamento da área. Agentes da delegacia de homicídios também foram acionados, mas de início descartaram que pudesse se tratar de assassinato. O corpo estava totalmente carbonizado. Técnicos da empresa prestadora de serviços da CEA isolaram o alimentador para que não houvesse mais riscos de descarga. Um dos técnicos disse que a corrente que passa pelos cabos de alta tensão é de 13,8 mil volts.
As queimaduras nas mãos e joe-lhos do homem mostram, segundo o técnico, que a descarga elétrica percorreu o corpo e saiu por essas partes. As mãos ficaram em estado de esqueleto. Nos joelhos grandes buracos foram abertos. A roupa da vítima também incendiou. Já no início da tarde o corpo foi identificado como sendo de Francisco Almeida Silva, 40, ex-funcionário da empresa Cidade de Macapá.
Investigação
Agora a polícia vai abrir inquérito para saber quem era as outras pessoas que estavam furtando os cabos na companhia de Francisco. Pelo menos mais dois homens estão envolvidos. Essa afirmação dos policiais parte do princípio de que a tampa da caixa onde o corpo estava foi afastada primeiramente. Essa tampa, feita de concreto, pesa mais de trezentos quilos, o que tornaria impossível que apenas dois homens conseguissem o feito. A polícia já levantou algumas informações importantes, como o depoimento de um comerciante que disse ter visto e conversado com Francisco no domingo.
Ele estaria com a mesma roupa, e inclusive um tubo plástico que também foi encontrado próximo ao corpo. O comerciante disse que a vítima lhe pediu para guardar sua bicicleta enquanto ele iria fazer um serviço. Foi a última vez que ele o viu com vida. Agora a polícia espera chegar nos demais elementos que deverão responder criminalmente na Justiça. o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal da Politec. (FONTE: DIARIO DO AMAPÁ).
CRIANÇA DE 09 ANOS MORRE AFOGADA NO RIO VILA NOVA
Uma família que reside no P. Socorro foi até o rio Vila Nova para se descontrair no inicio da tarde de ontem, mas infelizmente o passeio terminou em tragédia, uma criança de nome Odalice Pantoja Moreira menor de 09 anos que acompanhava a família acabou se afogando nas águas turvas do rio Vila Nova e veio a óbito.

EX-DETENTO DO IAPEN É MORTO A GOLPES DE TERÇADO EM SANTANA
O ex-detento do IAPEN, Mauro Nascimento de Sousa, 27 anos, foi atacado a golpes de terçado por volta de 01h00 da madrugada desta segunda-feira, no bairro Nova Brasília no município de Santana, o autor das peripécias foi um elemento de prenome Antonio, que foi preso por uma equipe da policia e confessou o crime, em seu depoimento ele disse que matou Mauro, porque o mesmo já tinha lhe aprontado várias vezes, Mauro Nascimento, veio a óbito por volta de 09h00 da manhã de ontem no PSM em Macapá.

A CIDADE CONTRA O CRIME, APOIO:

JOÃO DO CAMARÃO, AGORA COM MAIS NOVIDADES EM TODOS OS TIPOS DE CAMARÃO, FILÉ DE PEIXES E MASSA DE CARANGUEIJO, JOÃO DO CAMARÃO, RUA NOVO HORIZONTE 734, SANTA INÊS, 9971-8740.

VEREADOR RILTON AMANAJÁS, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAPÁ, TRABALHANDO COM RESPONSABILIDADE E DETERMINAÇÃO JUNTO COM SEUS PARES.

AUTO ESCAPAMENTO MACAPÁ, SEU CARRO MERECE UMA REVISÃO DE QUALIDADE, QUE SÓ OS PROFISSIONAIS DO ESCAPAMENTO SABEM FAZER, NOVOS EQUIPAMENTOS MONTADOS PARA DEIXAR SEU CARRO NOVO DINOVO, AV. PADRE JULIO 1178 CENTRO.