16 de setembro de 2009


Ao amigo que se foi

77 dias

A história nos fez cruzar os passos quando procurávamos levar nossos projetos de vida adiante. E como eram bons aqueles dias em que queríamos mudar o mundo. O conhecimento nós o tomávamos como arma e caminho. A imersão no cotidiano do povo fazia-se o método do qual não podíamos fugir. Conquistar mais justiça social tornava-se o objetivo comum, em nome do qual mobilizávamos todas as nossas pequenas forças. Não éramos sozinhos porque tínhamos um sonho em comum.
Mas as vicissitudes de nossas trilhas fizeram com que nossos passos de esperança viessem a se descruzar. Cada um tomou rumos diversos. Entregamo-nos, então, às urgências materiais, sociais e culturais de nossas próprias vidas. Tivemos que resolver as questões relativas aos amores e anseios políticos e ideológicos concretos, mas diferentes. A luta passou a ser para imprimir na vida aquele brilho possível, em condições objetivas e subjetivas peculiares e que diziam respeito apenas às questões particulares. É verdade que o conhecimento ainda permaneceu para nós como a nossa matéria-prima, mas no estranhamento mútuo em que nos vimos cada vez mais.
Para você ter uma idéia, porque nunca falei disso com você, levei um susto quando eu, já de óculos para poder captar melhor o real, o encontrei com óculos de sol. Que houve? –me perguntei. Eu, na luta para ampliar a visão e poder ver; e você descansado ante tudo o que pedia para ser visto, entendido e transformado. Mesmo à sombra você jamais tirou os óculos que o protegia da luz, se lembra disso? E eu também não, pois meus olhos precisaram desse complemento para juntar letrinhas e melhor compreender os escritos que a vida ia imprimindo no livro de nossos dias, sob nossa escolha ou à nossa revelia.
Em meio a esse processo, duro mesmo foi o dia em que você apareceu diante de mim sem os óculos por já ter se acostumado à sombra, dizendo-me que seus olhos estavam repletos daquelas imagens que antes lhe causavam tanto horror. Com as sobrancelhas quase fechadas, você desistiu de vez de enxergar os incômodos e se mandou para debaixo de sua árvore. Lá se encontra. Eu, de minha parte, ainda olho para o sol, mesmo sabendo o peso que a sua falta joga sobre meus ombros. Sinto uma saudade danada de nossas coragens e de nossos enfrentamentos, de nossas ousadias e de nossos medos. Pena que nossos olhares já não miram o mesmo horizonte...
Onde você estiver, torço para que luz clareie seus passos. Eu sei que o mundo precisa de você de olhos bem abertos porque ele continua a necessitar de quem esteja disposto a dar a pequena cota para transformá-lo para melhor. E, além disso, o sol não está tão hostil assim. Ele poderá envolver você de brilho novo e revigorante...
Amigo, será que um dia você voltará?


AMADO PAI CELESTIAL, EM NOME DE JESUS EU CHEGO A TI, PELA FÉ, E CONFESSO QUE SOU UM PECADOR E CAREÇO DA TUA GLÓRIA, EU ME ARREPENDO DOS MEUS PECADOS E TE PEÇO MISERICÓRDIA. CONFESSO QUE JESUS VEIO EM CARNE E QUE RESSUSCITOU DOS MORTOS. ABRO MEU CORAÇÃO E TE CONVIDO A FAZER EM MIM MORADA ETERNA. EU TE ACEITO COMO MEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR DA MINHA VIDA. ME INTEGRA HOJE NO CORPO DE CRISTO E ESCREVE MEU NOME NO LIVRO DA VIDA. AMEM
“ Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O Ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Romanos 10:9

CORDA DO CÍRIO 2009, CHEGA A BELÉM NESTA QUINTA-FEIRA DIA 17.

Nesta quinta-feira (17), chega a Belém a corda que será utilizada em duas das principais procissões da Festividade de Nazaré – Círio e Trasladação. A Corda simboliza gratidão, promessas feitas, graças alcançadas ou que estão prestes a se alcançar, além de despertar a fé e a atenção dos que vêm de longe para participar da maior festa religiosa do mundo: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.

Durante mais de dez anos, as cordas utilizadas nas procissões da Transladação e do Círio foram confeccionadas na Paraíba, pela empresa Brascorda. Mas, devido o fechamento da empresa paraibana, desde 2006, a produção é feita em Salvador-BA, pela Cordafios Indústria e Comércio de Produtos Têxteis Ltda. Ao chegar, a corda que soma um total de 800 metros, é esticada e recebe sua primeira conferência de metragem, em seguida, ela é dividida em duas partes iguais: 400m para a Trasladação e 400m para a Procissão do Círio.

A corda, que vai ser utilizada na Festa do Círio deste ano, saiu da capital baiana na semana passada, e percorreu mais de dois mil km para chegar à Belém, percurso que foi doado pela empresa Ramos Transportes, pelo terceiro ano consecutivo.

Procissões

Com o objetivo de buscar maior agilidade no percurso das duas procissões e fazer com que a Corda chegue atrelada a Berlinda também no Círio 2009, a Diretoria da Festa de Nazaré, desde a grande procissão de 2004, alterou o formato da Corda, deixando de ser em forma de “U” para ser linear. Os oitocentos metros de corda são feitos de cisal, oleados, torcidos em três pernas de 48 milímetros (ou seja 2 polegadas) de diâmetro e pesam cerca de 1200 quilos. Nas procissões da Trasladação e do Círio, as cordas vão continuar sendo organizadas com dois núcleos e cinco estações. O primeiro núcleo fica no início da corda e o segundo no final, onde fica a Berlinda.

A Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré ressalta a importância da Corda para o Círio. “É um dos maiores ícones do Círio. É difícil imaginar o Círio sem a corda, pois ela é uma expressão da fé e da força do povo, e demonstração de amor a Maria e a seu Filho Jesus”, afirmou Kleber Vieira, Diretor de Procissões da Festa de Nazaré.

Este ano, no Círio de Nazaré de número 217º, a Diretoria da Festa de Nazaré estima que mais de 7 mil fiéis, por procissão, puxem a corda na Trasladação e no Círio. “Ao final das duas procissões, muitos querem levar um pedaço deste ícone para casa. As pessoas que vão puxando a corda, geralmente estão pagando promessa. Ao longo do ano, nos momentos de dificuldades, os fiéis buscam a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré junto a Jesus, e muitos prometem acompanhar descalços puxando a Corda”, explica Kleber.

História

A Corda surgiu no Círio de 1855, quando, devido às enchentes no Ver-o-Peso, foi preciso atar cordas à Berlinda que conduzia a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a fim de que o povo pudesse puxá-la. Mas, em 1885, trinta anos depois, é que a Corda foi introduzida oficialmente na Procissão do Círio. De 1926 a 1931, por autorização de Dom Irineu Jofilly, a Corda ficou de fora, pois não houve Berlinda para puxar. Mas em 1931, por intermédio do interventor Magalhães Barata e com a concordância posterior de Dom Antônio de Almeida Lustosa, esse importante símbolo voltou à Procissão do Círio e permanece até hoje como elemento essencial da Festividade.

Círio 2009

O tema do Círio deste ano é: “Em Maria, a Palavra se fez carne”. A Festa de Nazaré deste ano tem como patrocinadores oficiais: Associação Via Amazônia (Hangar), Assemb (Associação de Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena), Azevedo Barbosa (Consultoria de imóveis), Belágua/Compar, Bradesco, Castanheira Shopping Center, Celpa, Gafisa, Gráfica Delta, Hospital Porto Dias, Imerys, Infraero, Laboratório Paulo Azevedo, Oi, Unama, Unimed Belém, Vale e Yamada. Os apoiadores do Círio 2009: Treviso, Mundurucus Veículos, Uniodonto, Antônio dos Reis Pereira Advogados, RIST, Delta Construções e Construmac. Para mais informações sobre o Círio, clique aqui.

SERVIÇO: Chegada das Cordas da Trasladação e do Círio 2009, nesta quinta-feira, 17 de setembro, às 11h30। Local: na Estação dos Carros, ao lado do Centro Social de Nazaré (no Arraial de Nazaré).

IDOSA DE 89 ANOS É ESTUPRADA E MORTA EM BELÉM

A morte de uma senhora de 89 anos de idade chocou os moradores do bairro do Comércio, em Belém. Maria de Lourdes Botelho foi encontrada morta dentro da casa dela com indícios de estupro. Até agora ainda não há pistas sobre o possível assassino ou assassinos.

O corpo da senhora foi encontrado por volta das 15h, por um homem que trabalha como flanelinha, há muitos anos, na travessa São Pedro. Ele desconfiou que algo estava errado e ao olhar por um buraco na janela viu o corpo da idosa.

“Como eu lavo carro aqui, sempre guardo meus baldes no pátio da casa e hoje quando eu chamei por ela, ninguém veio abrir a porta pra mim. Eu desconfiei que algo tinha acontecido com ela e quando olhei na janela vi o corpo na cadeira”, disse Joaquim Francisco Freitas.

O rapaz chamou a polícia e os policiais constataram a morte de Maria de Lourdes. “Como ela morava só, nós tivemos que arrombar a porta”, disse o cabo Severo, da Polícia Militar. A senhora foi encontrada deitada sobre uma cadeira, com o vestido levantado até a cintura e a perna semiaberta. No teto da residência havia um buraco que pode ser por onde o acusado entrou e saiu.

“Ela tinha me dito que sábado tinham tentado entrar na casa dela e que ia acionar o pessoal do sistema de vigilância da casa”, disse Antônio Carlos Moraes, amigo da senhora.

Segundo informações dos vizinhos, Maria de Lourdes foi vista pela última vez por volta das 16h. A morte de Maria de Lourdes abalou os vizinhos da vítima. Segundo eles, a senhora era muito querida no bairro. “Ela era uma pessoa muito boa, reservada. Era uma grande amiga”, disse a vizinha Maria Neves Pinheiro.

Os peritos do “Renato Chaves” chegaram ao local por volta de 18h e, cerca de 50 minutos depois, o corpo foi removido.

Um sobrinho da idosa apareceu no local para receber informações sobre o crime. “Ela morava só, mas tinha uma pessoa que vinha limpar a casa duas vezes por semana”, disse Augusto Botelho. De acordo com informações dos vizinhos, há alguns meses ninguém aparecia para ajudar na limpeza, já que Maria de Lourdes foi abrigada a dispensar uma senhora porque teve sua aposentadoria reduzida e não teve mais condições de pagar a secretária.

ESTUPRO

Na travessa São Pedro, próximo à casa da vítima, muitas pessoas esperavam por uma informação que explicasse o que realmente aconteceu com a mulher. Para a polícia, a hipótese mais provável é de que ela tenha sido estuprada, principalmente pela forma como ela foi encontrada: com as pernas semiabertas, parte do vestido levantado e a posição em que ela estava na cadeira. As costas dela deveriam estar sobre o encosto, mas não estavam.

Além disso, uma porta pequena que há embaixo da escada estava aberta, e foi por lá que o possível assassino fugiu. Segundo a polícia, também houve arrombamento. A delegada Christiane Lobato, diretora da Seccional do Comércio, investiga o caso.

POPÓ É SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM CRIME

O ex-pugilista Acelino Popó Freitas está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Salvador, suspeito de ter participado na semana passada de um assassinato e de uma tentativa de homicídio. Os crimes foram cometidos contra o pintor Jonatas Almeida, que era namorado de uma sobrinha de Popó e conseguiu escapar dos criminosos, e contra um amigo dele, Moisés Pinheiro, que acabou morrendo.

De acordo com Jonatas Almeida, de 22 anos, a sobrinha de Popó, de 17 anos, passou o período entre 5 e 9 de setembro em sua casa no bairro de Itapuã, em Salvador, por vontade própria. Na tarde do dia 9, porém, o ex-pugilista teria ido à residência para buscar a jovem, mas não encontrou o pintor.

Ao deixar o local, o ex-pugilista teria deixado um recado com uma vizinha, dizendo que colocaria a polícia atrás do pintor. Pouco depois, Popó ainda teria ligado para ameaçar Jonatas Almeida.

Duas horas após o ex-pugilista deixar o local, dois homens armados teriam invadido a casa e sequestrado tanto Jonatas Almeida quanto Moisés Pinheiro. O pintor conta que conseguiu escapar, correndo, dos criminosos. Mas o seu amigo, que tinha 28 anos, foi morto a tiros - seu corpo foi encontrado no dia seguinte, nos fundos de uma fábrica, no Centro Industrial de Aratu, do outro lado da cidade.

Popó admite que conversou com Jonatas Almeida no dia do crime, mas alega que não o ameaçou e nem agrediu. Pouco depois de conversar com o pintor, o ex-pugilista foi ao Estádio de Pituaçu onde assistiu ao jogo entre Brasil e Chile, pelas Eliminatórias da Copa de 2010.

Em entrevista à TV Itapoan, Popó chegou a chamar o caso entre sua sobrinha e o pintor de "pedofilia" e disse que agiu "como um pai que tenta proteger a família".

À frente do caso, a titular da Delegacia de Homicídios, Francineide Moura, informa que vai chamar o ex-pugilista para depor e prestar esclarecimentos. "Não tenho nenhuma acusação formal contra Popó", adiantou a delegada. De acordo com ela, Jonatas Almeida tem passagem na polícia e está sendo processado por receptação de veículos. "Isso não importa. Neste caso, ele é vítima", explicou. Já Moisés Pinheiro foi enterrado no último sábado, em Salvador.

Em agosto, Popó comemorou os dez anos de seu primeiro título mundial, conquistado com uma vitória sobre o russo Anatoly Alexandrov, em combate válido pelo cinturão dos superpenas da Organização Mundial de Boxe. Ele chegou a iniciar treinamentos para uma luta com a qual comemoraria a passagem da data, mas desistiu, alegando não ter mais estímulo para enfrentar uma rotina dura de treinamentos.


MULHER É ENGANADA PELO DIRETOR DO SBT

Josenilda do Nascimento Leão, 20 anos de idade, residente na Rua Hamilton Silva no bairro do Trem, recebeu uma ligação da direção do SBT, e o interlocutor do outro lado da linha disse a ela que a mesma tinha sido sorteada com uma casa mobiliada, então ela passou logo mal e quase vai parar no PSM, o cara disse que para receber a casa, bastava Josenilda, comprar alguns cartões telefônicos de operadoras diferentes e mandasse R$ 350,00 em uma conta da Caixa Econômica Federal, ela correu na baiúca mais próxima, comprou R$ 95200 em cartões, repassou a numeração para o bonitão e depois caiu na real, ela só não depositou a grana porque não tinha na hora, aí a ligação caiu।


QUEM AVISA AMIGO É, J. NEY GASTOU SALIVA AQUI NO BOM DIA, DIA COM RELAÇÃO A ESSA SITUAÇÃO

Foram inúmeras denuncias e cobranças feitas nos programas Bom Dia, Dia e Sua Excelência o Domingo, em dias de visita o trânsito fica caótico em frente ao IAPEN. Ontem por volta das 14h00, dona Rosilda Lobato de Almeida, de 58 anos de idade, residente no bairro de Santa Inês, foi violentamente atropelada por uma moto Honda CG 150 Titan, dirigida por Rafaela Maria Abreu da Gama, de 19 anos, e que trazia como carona, sua irmã, Paula Wanny de Abreu, 15 anos. As três ficaram com várias lesões pelo corpo, sendo que dona Rosilda, foi a mais afetada, tendo fratura exposta da perna e braço esquerdo, uma ambulância do SAMU foi acionada ao local e prestou socorro as vítimas que se encontram internadas no PSM.