13 de setembro de 2010

FIM DE SEMANA SANGRENTO NO AMAPÁ, 17 PESSOAS PERDERAM A VIDA DE MANEIRA VIOLENTA, DE SEXTA-FEIRA, DIA 10, ATÉ AS 06H00 DA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA, DIA 13.


MISTÉRIO RONDA RESGATE DE ESTRANGEIRO NO MARAJÓ
Um caso intrigante, digno de um filme de suspense ou até mesmo de em episódio da extinta série de tevê “Lost”. Na última segunda-feira (6), um homem de origem asiática foi encontrado por um “rabeteiro” boiando na águas do rio Paracauari, entre os municípios de Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó. Fato este noticiado pelo DIÁRIO na quarta-feira da semana passada. O homem é de meia idade e estava quase morto, boiando na água com um colete salva-vidas, sofisticado, que pode ser de um grande navio.
O homem foi resgatado e levado para o hospital municipal de Soure, mas não chegou a completar dois dias de internação. Ele foi resgatado do hospital, sem autorização da polícia, por homens desconhecidos que chegaram à cidade em uma aeronave particular, aumentando ainda mais o mistério.
O caso do asiático começou na manhã de segunda-feira, dia 6, por volta de 6h quando ele foi encontrado boiando por Ivan, um “rabeteiro”, piloto de embarcação conhecida como rabeta. O homem, aparentando cerca de 50 anos, estava semiconsciente. O homem trajava camisa e calça social e usava um colete salva-vidas. Com ajuda de pescadores locais, ele foi resgatado do rio Paracauari. Policiais militares acionados pela população conduziram o homem para o hospital municipal de Soure.
O correspondente do DIÁRIO DO PARÁ, Dário Pedroso, informou que durante todo o tempo entre o resgate e a internação, ninguém conseguiu se comunicar com o asiático. Ele não compreendia a língua portuguesa e na cidade ninguém conseguia identificar que língua que ele falava. A única informação concreta obtida a muito custo foi a origem do homem, ele seria de nacionalidade filipina.

Mas o detalhe que mais chamou a atenção dos moradores e da própria polícia aconteceu pouco mais de 24 horas depois do resgate do filipino. Enquanto se especulava como o desconhecido foi parar no rio Paracauari – acredita-se que ele tenha caído de um dos diversos navios que fazem a rota Atlântico/Rio Amazonas e que passam em frente à cidade de Soure, um fato ainda mais intrigante ocorreu na cidade.
Dário Pedrosa relatou que uma aeronave particular chegou à cidade e os ocupantes do avião seguiram para o hospital municipal. Lá chegando, localizaram o quarto onde o filipino estava internado, retiram-no do local e o levaram embora. Tudo isso sem autorização da polícia e dos médicos que atenderam o estrangeiro. Depois seguiram para a aeronave e foram embora.
Tal informação foi confirmada pelo delegado Felipe Smith, da Delegacia de Soure. O policial informou que não teve tempo de obter maiores informações do caso e nem sequer falou com o filipino. “Quando estava indo ao hospital, para me inteirar da situação, ele já havia sido levado”, disse o delegado.
Ficou apenas o mistério na cidade. Quem era? O que realmente aconteceu? E quem eram as pessoas que levaram o estrangeiro embora? São perguntas que ficaram sem respostas e que dificilmente alguém conseguirá esclarecê-las.