29 de março de 2010


ESPETÁCULO TEATRAL VIA SACRA CRISTO CORDEIRO SERÁ NESTA SEXTA. PEÇA TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O RESGATE DA CIDADANIA DOS JOVENS DE MACAPÁ, VALORIZANDO À PRATICA DA CULTURA E RELIGIOSA.
O espetáculo teatral A Via Sacra Cristo Cordeiro promovido pela a Associação Sócio Cultural Semente Nova, acontece nesta sexta-feira, 2, a partir das 17 horas, na Praça da Rodovia do bairro Pacoval. A peça tem como objetivo contribuir para o resgate da cidadania dos jovens de Macapá, valorizando à pratica da cultura e religiosa como um dos principais fatores da formação de um bom caráter, e também prepará-los para serem cidadãos solidários e honestos, como mostra a pela teatral.
A representação teatral Via Sacra Cristo Cordeiro já se tornou tradição na capital amapaense, com uma das maiores lições pública da Bíblia Sagrada, que reúne varias classes da sociedade em um único momento. O investimento para a realização do espetáculo gira em torno de R$ 55 mil, e conta com o apoio do Governo do Estado.
Os investimentos serão aplicados na produção geral do espetáculo, incluindo mão de obra, montagem de palcos, tecidos, figurantes, divulgação, elenco principal, assessórios diversos entre outros.
Há nove anos, o projeto Via Sacra Cristo Cordeiro vem sendo executado no Amapá, com um público de aproximadamente 5 mil espectadores, que abrilhantam o evento. A peça teatral conta com um elenco de aproximadamente 158 pessoas, incluindo atores, coordenação, direção, figurantes, maquiador, equipe técnica e apoio.
A implantação do projeto é de grande importância para a sociedade amapaense, no que diz respeito à valorização dos jovens artistas e a conscientização quanto aos atos de solidariedade, amor, paixão e honestidade, valores estes indispensáveis para uma vida saudável e honesta. Além disso, o projeto movimenta o comercio local, na geração de empregos temporários de renda para costureiras, lojas, carpinteiros, eletricistas, vendedores ambulantes, entre outros.

PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS É DISCUTIDO NO AMAPÁ.
PARTICIPAM DO SEMINÁRIO, REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL, INSTITUTO DE FLORESTA DO ESTADO DO AMAPÁ, FUNAI ENTRE OUTROS.
Conhecer os principais desafios e oportunidades para a elaboração de propostas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) em terra indígenas, é um dos assuntos que serão abordados no seminário Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA) - Uma proposta para a Terra Indígena Parque Tumucumaque, que ocorrerá entre os dias 29 a 31 deste mês, no auditório da Fortaleza de São José de Macapá. O evento reunirá cerca de 50 representantes de organizações da sociedade civil e do Governo do Amapá.
O seminário é Organizado pela Associação dos Povos Indígenas Tiriyo, Kaxuiana e Txikuyana (Apitikatxi), em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (ACT-Brasil), Associação Kanindé, Metareilá e demais parceiros, durante o evento serão discutidos temas como “Plano de Gestão em terras indígenas – Focada em REED”; “Projeto Carbono Surui”; “Avanços do REED no Estado do Amapá”, além de discussões a respeito dos mecanismos essenciais utilizados no mercado ambiental de crédito de carbono, contemplados no protocolo de Kyoto. Entre eles, estão os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), a Implementação Conjunta (IC) e o Comércio de Emissões (CE). “Queremos subsidiar os povos Tiriyo, Kaxuiana e Txikuyana e espectivas organizações representativas com informações relevantes para prepará-los para a elaboração de uma proposta de PSA em suas terras”, explica o presidente da Apitikatxi, Juventino Kaxuiana.
Participam do seminário representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério Público Estadual e Federal, Instituto de Floresta do Estado do Amapá, Funai, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO), Embrapa (APA), entre outros.
Sobre a Apitikatxi Associação dos Povos Indígenas Tiriyo, Kaxuiana e Txikuyana – APITIKATAXI é uma organização indígena sem fins lucrativos, fundada em outubro de 2004, com o objetivo de defender os direitos e buscar melhorias para as comunidades indígenas que habitam a porção ocidental da Terra Indígena Parque do Tumucumaque. Confira programação do Seminário sobre PSA.

1º dia
Manhã
08:00 ás 09:30 – credenciamento
09:30 – abertura do seminário / Formação da mesa
10:10 ás 10:40 – apresentação Professor Hermano Pinto de Araújo – Fortaleza de São José de Macapá – subjacentes históricos à resistência cultural indígena
10:40 ás 11:20 – apresentação institucional Apitikatxi
11:20 ás 12:00 – apresentação Institucional ACT-Brasil
12:00 ás 14:00 – almoço

Tarde
14:00 ás 14:40 – UFF – Dr. Kenny - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
14:40 ás 15: 20 – Dr. Arnaldo Bianchetty – Avanços do REED no estado do Amapá
15:20 ás 15:40 – cooffe brak
15:40 ás 16:20 – IEF –Msc. Lana Patrícia Santos - Projeto Carbono Amapá
16:20 ás 17:30 – rodada de perguntas
18:00 – encerramento

2º dia
Manhã
09:00 ás 10:30 – CSF - Mercados de serviços ambientais e as terras indígenas: oportunidades e limites.
10:30 ás 10:50 – cooffe break
10:50 ás 12:00 – continuação CSF
12:00 ás 14:00 – almoço

Tarde
14:00 ás 14:40 – Dr. Kenny Tanizaki – UFF – Estimativa de estoque de carbono em vegetações.
14:40 ás 15:00 – cooffe break
15:00 ás 15:30 – Sr. Almir Suruí – Carbono Suruí
15:30 ás 16:00 – Srª Ivaneide Bandeira – Plano de Gestão em Terras Indígenas – Focada em REED
16:00 às 17:30 – rodada de perguntas
18:00 – encerramento

3º dia
Programação interna
Apitikatxi
ACT-Brasil
Kanindé
Metareila