2 de julho de 2010

PEDOFILIA: JOÃO CAREPA PEDE A LIBERDADE
 
A condenação do agente administrativo João Carlos Carepa, conhecido como “Caíca”, anunciada na noite de quarta-feira (29) pela juíza Maria das Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara de Crimes contra Criança e Adolescentes de Belém, pode não se consolidar. Pelo menos é a proposta do advogado de defesa do acusado, Américo Leal, que apelou da sentença junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE), pedindo a revogação da pena.

João Carlos Carepa, acusado de ter cometido crime de pedofilia contra uma menina de 11 anos, em 2006, ainda está em liberdade e se depender de seus advogados ainda deve permanecer livre. Ele não foi localizado pela Polícia Civil para o cumprimento do mandado de prisão expedido anteontem.

O advogado Américo Leal, responsável pelo caso de João Carepa, informou também que houve pedido de apelação da pena de seu cliente. “Está ‘sub judice’. Pedimos um habeas corpus e apelação da sentença”, contou.

Américo Leal disse ainda que “Caíca” não se encontra foragido. Em sua defesa, Leal disse que não haveria motivos para que João Carlos Carepa fosse considerado fugitivo da Justiça. “Ele está em lugar certo, em casa. Não há motivos para fugir porque já entramos com o pedido de apelação da pena hoje (30) e de habeas corpus ontem à noite (29)”.

A Justiça não decidiu pela prisão preventiva e nem provisória do acusado durante o processo, por ele não apresentar riscos ao andamento do caso e por possuir emprego e moradia fixa. Pesa ainda a favor de Carepa o fato de ser réu primário. Assim, ele não pode estar foragido, porque não foi preso.

Quanto à expectativa do anúncio da culpabilidade de João Carlos Carepa, Leal acredita na absolvição do acusado. “Há uma grande expectativa de que receba absolvição total”.

A delegada da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), Socorro Maciel, não foi encontrada na noite de ontem (30) para falar sobre o caso.

FONTE: DIÁRIO DO PARÁ