6 de maio de 2012

Quem manda

O Ministério da Defesa encara o esquema de segurança da Rio+20 como um desafio

Brasil
Quem manda

O Ministério da Defesa encara o esquema de segurança da Rio+20 como um desafio. Isso porque Celso Amorim conseguiu convencer a presidenta Dilma Rousseff a deixar a coordenação-geral das atividades do setor com os militares, e não com o Ministério da Justiça. Na ótica da Defesa, se tudo dar certo, ficará mais fácil também controlar a segurança pública na Copa do Mundo em 2014.
BOE-01-IE-2217.jpg
Energia
Queda de braço

Foi parar no Tribunal de Justiça do Pará a ação em que o Consórcio Construtor Belo Monte busca reduzir de 4% para 2% o pagamento de ISS ao município de Altamira, no Pará, base da grande obra da hidrelétrica. Em primeira instância, a Justiça paraense deu ganho de causa à prefeitura da cidade. O grupo recorreu. Segundo a Secretaria de Finanças local, a dívida com o tributo já atingiu o valor de R$ 50 milhões.
Escândalo Cachoeira
Mais prevenido

Andressa Mendonça, mulher de Carlinhos Cachoeira, revelou numa de suas muitas conversas com o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay): o chefe da organização criminosa dormia com uma câmera filmadora ligada e escondida no quarto. Caso fosse assassinado por algum desafeto, haveria como identificarem o autor do crime. Cuidado, aliás, que não teve PC Farias.
FAB
Falha humana

Erro do piloto. É o que dirá o relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos sobre a queda do helicóptero modelo Esquilo, de prefixo PR-OMO, em junho de 2011na Bahia. No acidente, morreram sete pessoas, inclusive membros da família Cavendish. O laudo sairá até junho.
Copa 2014
Bola em jogo

Ao longo desta semana, o terceiro relatório sobre as obras do Mundial da Fifa no Brasil recebeu os últimos ajustes. O teor difere bastante do muito que se tem lido a respeito do andamento dos trabalhos. Dos 12 estádios que sediarão os Jogos, por exemplo, o Ministério do Esporte assegura que cinco serão entregues até dezembro deste ano – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza e Salvador.
BOE-03-IE.jpg
Copa 2014 II
Píer lento

Quanto aos portos instalados em sete cidades-sede das partidas, segundo o dossiê, apenas os do Rio de Janeiro e de Manaus estarão prontinhos para a nona edição da Copa das Confederações da Fifa em 2013. A conclusão dos demais, apenas em dezembro do ano que vem.
Copa 2014 III
Mais da metade

O que também chamará a atenção do público ainda é a informação de que, dos 101 projetos, 80% serão finalizados até o apagar das luzes de 2013. Nesta mesma linha, estima-se que apenas 17 empreendimentos ficarão para 2014 – como os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, cuja capacidade passará de 35,2 milhões de passageiros/ano (2011) para 76,5 milhões/ano. De acordo com o balanço, há hoje 28 empreendimentos de mobiliário urbano em execução em nove cidades-sede.
BOE-02-IE.jpg
Varejo
Deu rolo

Abraham Palatinik processa a C&A na 18a Vara Cível do Rio de Janeiro. O artista plástico contratou a banca do advogado carioca Sydney Sanches para mover duas ações contra a rede, a quem acusa de ter usado a imagem de sua famosa corujinha, no ano passado, em uma coleção de bolsas e roupas assinada pela estilista Daniela Hasse. O valor da indenização será fixado em juízo, com base no montante de peças e objetos vendidos.
BOE-04-IE.jpg
Contrabando
Desafinou

De janeiro até agora disparou no Brasil a apreensão de jukeboxes – aquelas máquinas eletrônicas que nos bares e lanchonetes tocam músicas escolhidas pelos clientes mediante pagamento. Foram recolhidas 137 unidades contra 23 em 2011. Para a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCD), com a pressão da polícia em cima dos caça-níqueis, os comerciantes estão mirando nesse outro comércio ilegal. E se dando mal, pelo visto.
EDITORIAL-05-IE-2217.jpg
Indústria
Bons tempos

Os carros hoje fabricados no País emitem 28 vezes menos poluentes que os produzidos nos anos 80, segundo estudo da Anfavea com base nos limites de emissões estabelecidos pela legislação brasileira, que se equipara a países europeus. Em outras palavras, seriam necessários 28 carros atuais para gerar o mesmo nível de poluição de um veículo daquela época.
Finanças
Para baixo de novo

Após reduzir por duas vezes consecutivas os juros de empréstimos, o Banco do Brasil baixará as taxas de administração de fundos oferecidos ao investidor. Nos planos da instituição, há ainda um novo fundo de investimento, bastante competitivo para aquecer a economia. 
Medicina
Não pegou

Considerado um dos maiores especialistas em Aids do Brasil, o médico David Uip começou com o pé esquerdo sua caminhada para ser professor titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP. Por unanimidade, o conselho da universidade se recusou a trocar os cinco professores que julgarão os candidatos ao cargo. Uip queria que a banca tivesse mais especialistas em clínica médica e menos pesquisadores com dedicação exclusiva.
Construção Civil
Boa fé

Uma empresa de reforma de fachada de prédios que atua há 30 anos no mercado carioca aproveita a placa de identificação da obra para dar um recado a síndicos e administradores de prédios: não paga propinas. Stanley Barbosa, dono do negócio, adotou a iniciativa depois de vencer uma concorrência e ouvir uma “pergunta indecorosa” do futuro cliente: “Qual a gordura que ficou para mim na proposta?”
Eleições 2012
Inesquecível

Pesquisas falam por si. Segundo o cientista político Marcos Coimbra, do Vox Populi, se Lula sair candidato à Presidência em 2014, recebe no mínimo 70% dos votos dos eleitores. O que não quer dizer que a presidenta Dilma não ganhará a disputa daqui a dois anos. É que, nas sondagens atuais, 85% dos brasileiros afirmam ter uma imagem “ótima” ou “boa” de Lula.
Política
Alô, alô

Foram duas as conversas de Sérgio Cabral com Lula nos últimos dias. O governador do Rio de Janeiro ouviu declarações de solidariedade perante as fotos publicadas por Anthony Garotinho, em que Cabral aparece com Fernando Cavendish, dono da Delta, num passeio em Paris. Lula considera o ataque um jogo eleitoral e não vê ameaça à aliança entre PT-PMDB até as eleições de 2014. Na quarta-feira 2, o vice-presidente Michael Temer também papeou com Cabral batendo na mesma tecla.
BOE-06-IE-2217.jpg